domingo, 15 de novembro de 2009

Prova Brasil 2009

Prova Brasil será em novembro

A data de realização da Prova Brasil será realizada entre 9 e 27 de novembro. Todas as escolas públicas localizadas em áreas urbanas e rurais, com mais de 20 alunos em cada série, serão avaliadas. A terceira edição da Prova Brasil vai avaliar pela primeira vez estudantes das escolas rurais do ensino fundamental.

O exame mede o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes da quarta e da oitava séries (quinto e nono anos) de escolas públicas. Com os resultados, é possível obter um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino.

Em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, a média nacional foi de 3,8 (numa escala de zero a dez) e em 2007, alcançou 4,2. A meta, em 2022, é alcançar média de 6 pontos, que é o índice de países desenvolvidos.

No ambiente virtual da Prova Brasil é possível acessar modelos das provas para realizar simulados com os estudantes das séries que serão avaliadas.

Implantada em 2005, a Prova Brasil é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem a prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município.


Conforme dados do último censo escolar, 5,5 milhões de estudantes do ensino fundamental farão a prova — 2,88 milhões da quarta série e 2,63 milhões da oitava. Esse conjunto de alunos estuda em 57.552 escolas públicas, das quais 46.972 estão na área urbana e 10.580 no campo.

Modelos — Em junho deste ano, foram publicados no portal do MEC modelos de provas das duas disciplinas para conhecimento dos professores. Os testes-modelo de matemática e de língua portuguesa têm a mesma estrutura e características da Prova Brasil.

Boletim da SEB nº 14 - 29/10/20091

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: