terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ministério do Desenvolvimento Agrário firma parceria com o RN

Na manhã desta segunda-feira, 14, a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) participou da solenidade de assinatura de convênios, orçados em mais de 18 milhões de reais, entre o governo federal, através do ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o governo do estado do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no largo do Papódromo, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova.

Esses convênios serão destinados para garantir assistência técnica a 26 mil famílias de pequenos agricultores e levar abastecimento de água a 33 assentamentos, além da construção e da recuperação de 191 quilômetros de estradas em áreas da reforma agrária no Estado.

Durante a solenidade, foram entregues dez caminhões e quatro perfuratrizes, além da celebração de convênios de aproximadamente R$ 1, 7 milhão para regularização fundiária de pequenas propriedades nos municípios de Santana dos Matos e São José de Campestre. A ação beneficia 3,2 mil famílias do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O ministro Guilherme Cassel e a governadora Wilma de Faria, ainda entregaram 2.381 títulos de terra de imóveis georreferenciados e cadastrados para os que produzem através da agricultura familiar nos municipios de Touros e Pureza. “Aqui no Rio Grande do Norte, como na maior parte do Brasil, a agricultura familiar é mais produtiva que a agricultura tradicional. E é por isso que o Governo Federal, com apoio do Governo do Estado, está investindo tanto neste Estado”, disse Cassel.

Fátima Bezerra ressaltou os investimentos do governo federal do estado, “é com muita alegria que vemos, mais um vez em nosso estado, a ações, concretas, do governo do presidente Lula”, enfatizou. Participaram do evento, secretários de estado, além de representantes do DER, Emater, Incra/RN e da Companhia de Serviços Geológicos do Brasil (CPRM).

Água

Na oportunidade, o Incra/RN assinou autorização para implantar e revitalizar o sistema de água em 33 assentamentos do Estado. As obras, cujo investimento ultrapassa R$ 10 milhões, ocorrerão em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Companhia de Serviços Geológicos do Brasil (CPRM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: