segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

População do RN é uma das mais expostas à contaminação química

O Rio Grande do Norte, junto a São Paulo e Rio de Janeiro, lidera o ranking de maior exposição humana em potencial a contaminantes químicos, no período de 2004 a 2008. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, mais de 2,1 milhões de brasileiros estão expostos.

Os principais contaminantes são os agrotóxicos (20%), derivados do petróleo (16%), resíduos industriais (12%) e metais (11%). Segundo o ministério, as pessoas suscetíveis moram em uma das 2.527 áreas com solo contaminado detectadas no país. Os dados foram coletados entre 2001 e 2008.

O problema será discutido na Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA), que começa nesta quarta-feira (9), em Brasília. Participam representantes dos ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e das Cidades. De acordo com o ministério, serão propostas as prioridades para o setor e definidas 24 diretrizes e 48 ações estratégicas para a construção da primeira Política Nacional de Saúde Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: