sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

É Notícia: Estudante do interior representa o RN em programa global

Rômulo, de 14 anos, disputará prêmio no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.


Desde que conseguiu a façanha de vencer a etapa estadual do quadro Soletrando, realizada em Natal, em novembro passado, e ganhar o privilégio de representar o Rio Grande do Norte no programa Caldeirão do Huck, da rede Globo de Televisão, o estudante Rômulo Gomes da Silveira, de 14 anos, viu sua rotina mudar. Todos os dias, ele é cumprimentado pelas ruas da cidade como a grande celebridade da pequena cidade de Santana do Matos, de 15 mil habitantes, distante 200km de Natal.


O carinho da população começou quando ela ainda retornava da competição em Natal e foi recebido com cartazes e faixas, numa carreata pelas ruas da cidade, comemorando a vitória. "Fiquei muito feliz, o povo estava muito ansioso por minha chegada. É uma emoção que não tem como explicar. Esta foi a primeira vez que Santana do Matos foi divulgada no país. Espero que o meu exemplo seja seguido por outros estudantes, porque se eu consegui é uma prova que qualquer um também pode, basta estudar um pouco".

Filho da servidora pública do estado, Ozilma Gomes de Medeiros Silveira, e do balconista de padaria Hélio da Silveira, o estudante cursa o oitavo ano na Escola Estadual Aristófanes Fernandes, onde está obtendo apoio dos professores para conseguir o embasamento à competição. Segundo a mãe de Rômulo, ele se destaca como um bom aluno, mas não por estudar demais. "Ele faz o normal, igual a todos os adolescentes de sua idade, nunca o obrigamos a estudar demais, apenas que fosse responsável. Agora, ele se preparou para a seletiva do município e depois para a competição de Natal", explicou ela.

Para Rômulo, o segredo de ser bom em ortografia da língua portuguesa é ler bastante e ser atento à base de formação das palavras de onde vêm as derivações. Apesar da fama e de estar fascinado com o carinho que tem recebido da população de sua cidade, ele diz que não se deixará levar por isso e nada vai tirar a concentração para a etapa final que será realizada, provavelmente, no mês de fevereiro ou março nos estúdios da rede Globo, quando vai tentar vencer os representantes de todos os estados do Brasil.


Obstinação

Para ganhar a chance de ser o representante potiguar em um dos quadros de maior audiência do país, Rômulo teve que eliminar 21 participantes de outros 10 municípios do estado. Ao todo, a competição durou 3 horas. "Graças a Deus eu consegui, agora estou mais estimulado a continuar estudando para um dia ingressar numa universidade no curso de psicologia. Para os estudantes oriundos de escolas públicas do estado, ele aproveita a ocasião para transmitir uma mensagem: "Sempre estudei em escola pública e agora estou conseguindo o que nem esperava. Por isso, nunca desistam dos seus sonhos, porque se houver 1% de chance é sinal de que há 99% de esperança", completou ele.



Por Francisco Francerle, da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, em : 04/12/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: