Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados amanhã (28). A previsão do Ministério da Educação (MEC) é de que as notas estejam disponíveis ainda pela manhã.
Cerca de 2,6 milhões de estudantes participaram do exame, nos dias 5 e 6 de dezembro. A data de divulgação do resultado foi antecipada, uma vez que, inicialmente, a previsão era de que ele só saísse em fevereiro.
Com a nota em mãos, a partir de sexta-feira (29), os estudantes poderão se candidatar a uma vaga nas universidades federais que aderiram ao Enem em substituição ao vestibular. Isso será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada, cuja regulamentação foi publicada na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União.
A partir de sexta (29), os estudantes já poderão escolher o curso que querem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sistema Unificado de Seleção (SiSU). O site já está no ar a partir da manhã desta quarta-feira (27), mas a seleção só poderá ser feita a partir das 6h de sexta. São 47,9 mil vagas disponíveis.
Sistema
A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, que vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolhe. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.
As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer – um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.
A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas desde sexta-feira.
Este processo termina no dia 3 de janeiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.
Primeira etapa
Inscrições: das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 de 3 de fevereiro
Resultado: 5 de fevereiro
Matrículas nas universidades: de
Segunda etapa
Inscrições: das 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas nas universidades:
Terceira etapa
Inscrições: das 6h do dia 1° de março até as 23h59 do dia 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrículas nas universidades: de
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: