sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PT realiza seu 4º Congresso

A partir de amanhã e até domingo próximo, o PT realiza em Brasília seu 4º Congresso Nacional, o deste 2010 também comemorativo dos 30 anos de fundação da legenda. O evento terá início com um seminário sobre Política Internacional, uma das razões de ser do PT que no seu manifesto de fundação já expressava o compromisso do nosso partido com a solidariedade externa entre os povos e os trabalhadores.

Nascido sob o signo das lutas contra as ditaduras em todo mundo e comprometido com o socialismo democrático, o PT nessas três décadas estabeleceu relações mundiais nesse sentido, das quais a maior expressão é o Fórum de São Paulo (fórum de partidos de esquerda).

O PT também foi contra a globalização neoliberal, cuja maior expressão crítica é o Fórum Social Mundial (FSM) que chegou esse ano à sua 10ª versão. O FSM contou desde a sua gestação com o apoio do nosso partido e de seus militantes, parlamentares e governos, todos respeitando sua autonomia e caráter plural e mundial.

Nosso partido foi protagonista de primeira linha das grandes lutas em nível mundial, não apenas prestando solidariedade e apoio às causas democráticas, mas fortalecendo os avanços dos trabalhadores e a importância de questões como a ambiental e a da paz. São 30 anos de luta contra as guerras de agressão, em defesa dos direitos dos sem terra, das mulheres e dos povos indígenas.

Ao realizar seu 4º Congresso, o PT enfrenta o maior desafio de sua historia: aprovar a candidatura e traçar toda a estratégia que leve à eleição da ministra Dilma Rousseff no primeiro pleito presidencial desde que o partido foi fundado, sem o presidente Lula como candidato.

Com certeza sairemos desse Congresso com as alianças político-partidárias que viabilizaram os dois mandatos do presidente Lula consolidadas em torno da construção - e execução futura - de um programa de continuidade e mudanças no governo Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: