segunda-feira, 15 de março de 2010

Governo deverá abrir concurso para professores ainda este ano

O Governo do Estado firmou acordo extrajudicial garantindo realizar, até o final deste ano, concurso público para o preenchimento de 4.000 vagas de professores.

O acordo é conseqüência de investigações e ação judicial realizadas pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual que constataram que governo estava utilizando estagiários nas atividades que deveriam ser privativas de professores concursados.

O Procurador do Trabalho, Rosivaldo da Cunha Oliveira, relata que as contratações de estagiários eram baseadas no art. 81 da Lei Complementar Estadual n.º 322/2006, mas que tal dispositivo afronta diretamente a Constituição Federal Brasileira que, por sua vez, obriga a realização de concurso para o preenchimento de cargos públicos, inclusive o de professor.

Avaliou ainda, aquele procurador, que a contratação de estagiários para o cargo de professor representa severo prejuízo aos alunos das escolas estaduais que não teriam acesso a educador devidamente habilitado.

Ainda segundo o acordo, o estado deverá promover projeto de lei criando cargos de professores temporários com o objetivo de suprir as necessidades emergenciais decorrentes de afastamentos dos professores titulares por licenças médicas, férias ou outro motivo.

O acordo extrajudicial foi firmado na Ação Civil Pública 00696-2009-001-21-00-2 da 4 ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: