terça-feira, 13 de abril de 2010

Pesquisa Sensus aponta empate entre Dilma Rousseff e José Serra

Os pré-candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) aparecem empatados na pesquisa de intenção de votos realizada pelo Sensus entre os dias 5 a 9 de abril. A pesquisa foi divulgada hoje.

Segundo a sondagem, Serra tem 32,7% das intenções de voto, enquanto Dilma aparece com 32,4%; Ciro Gomes (PSB) com 10,1% e Marina Silva (PV), 8,1%. Votos brancos ou nulos somam 7,7%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Sem Ciro na disputa, o tucano aparece com 36,8%, Dilma tem 34% e Marina Silva, 10,6%. Brancos e nulos somam 9,1%.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas de 5 a 9 de abril, em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Rejeição

A candidata do PV é o nome com menor conhecimento e maior rejeição, segundo dados da pesquisa. Dos entrevistados, 15,9% não sabem quem é Marina Silva e 30,7% dizem que "não votariam de jeito nenhum". Ambos os indicadores têm ligação, segundo cientistas políticos.

A petista Dilma Rousseff tem o menor percentual de eleitores que não votariam nela de jeito nenhum (26,3%), seguida de Ciro Gomes (27,9%) e de José Serra (28,1%). O ex-governador porém, tem o maior índice de conhecimento, já que apenas 4% dos questionados disseram não saber quem é o tucano.

Resultado apertado

Este foi o resultado mais apertado entre os dois principais candidatos à disputa presidencial. Na última pesquisa, divulgada em abril pelo Vox Populi, eles apareciam com empate técnico. Serra tinha 34% das intenções de voto contra 31% da ex-ministra. Como a margem de erro da pesquisa era de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em 3 de abril foi identificado, pela primeira vez, empate técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: