quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Apenas um documento para votar, mas com foto

Pronto, por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal [STF] encerrou o julgamento da liminar da Ação Direta de Inconstitucionalidade [ADI] que adotou o entendimento que os eleitores podem apresentar apenas documentos com foto no momento de votar.

Quem não tiver uma identidade, carteira de trabalho ou motorista ou passaporte, que sejam legítimos e não cópias, mesmo que autenticadas, não poderá votar
Neste caso, o título será apenas mais um papel, depois de você saber qual é a zona eleitoral e a seção que vota.

Noblat fala em segundo turno no RN

O jornalista Ricardo Noblat, do blog do Noblat, está divulgando no twitter que a possibilidade de haver um segundo turno na eleição do Rio Grande do Norte é real.

Ele postou a seguinte frase: “Era dada como certa a eleição no RN de Rosalba, candidata do DEM. Ali a eleição caminha para o 2º turno entre Rosalba e Iberê, do PSB.”

Embora não diga em qual fonte foi buscar essa informação, o blogueiro deixa claro que há alguma mudança no cenário eleitoral.

Amanhã tem Ibope na InterTV Cabugi (teria vazado do Ibope a informação?) e no sábado a Correio/Start/Fiern.

Ctrl C e Ctrl V do Blog de Ricardo Rosado AQUI

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CNI/Ibope – Dilma 50%, Serra 27%, Marina 13%

Pesquisa CNI/Ibope divulgada há pouco em Brasília mostra que a 4 dias das eleições a candidata Dilma (PT) tem 50%, Serra (PSDB) 27% e Marina (PV) 13% das intenções dos votos.

Os demais candidatos não atingiram 1% . Votos brancos/nulos, não sabem, ou não responderam representam 8%.

Em comparação com a última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em junho, Dilma subiu 12% e Marina 6%. Serra foi o único a registrar queda 5%.

Na pesquisa espontânea (em que não é indicado o nome do candidato), Dilma tem 44% contra 21% de Serra e 10% de Marina. Branco/ nulo, não sabem ou não responderam representam 23%.

Na espontânea, Lula foi citado por 1% dos entrevistados.

Serra é o que tem o maior índice de rejeição. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados disseram que não votariam nele.

Nesse quesito, Marina tem 28% de rejeição e Dilma 27%.

Em um cenário de segundo turno, Dilma aparece com 55% contra 32% de Serra.

Em uma possível disputa entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem 56% e a do PV 29%.

Quanto ao partido de preferência dos eleitores, o PT aparece na frente citado por 27% dos entrevistados, seguido pelo PMDB e PSDB com 5%, cada um.

Aqueles que não têm preferência por partido representam 48%.

A pesquisa foi aplicada entre os dias 25 a 27 de setembro. Foram feitas 3010 entrevistas em 191 municípios.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Greve de bancários atrapalha mas não impede a compra de votos no dia 3 de outubro

Como acontece todos os anos, às vésperas das eleições....os bancários entram em greve,
Amanhã as agências que aderiram ao movimento - Banco do Brasil e Caixa Econômica encabeçam a lista - não abrem as portas.
O movimento tem como justificativa a negociação salarial da categoria...mas tem a intenção subliminar de deixar muitos candidatos...na mão.
Com os bancos fechados, fica difícil fazer os tradicionais saques da véspera...
Aquela dinheirama que muitos candidatos dispõem de uma hora pra outra, pra derramar no dia da eleição, em troca de votos, claro.
O pior é que o movimento dos bancários não impede os grandes saques.
É que a greve vinha sendo anunciada para amanhã, há mais de uma semana...
Então todo mundo já está com as cédulas trocadinhas dentro do cofre, debaixo do colchão...

Ibope de sexta-feira terá o dobro das entrevistas das outras pesquisas

Não é o debate entre os candidatos, a última ação da InterTV Cabugi às vésperas da eleição.
Na sexta-feira a emissora ainda divulga a última rodada de pesquisas Ibope, encomendada pela TV.
E a pesquisa de sexta tem um diferencual: em vez dos 812 entrevistados, de todas as pesquisas realizadas até agora, o Ibope ouve, de ontem até ~quinta-feira, 1.610 eleitores.
É a pesquisa que não pode falhar...
Caso contrário, o Ibope cai na desgraça..

Lei proíbe prisão de eleitores a partir desta terça-feira

Nenhum eleitor, a partir de hoje (28), poderá ser preso ou detido, a não ser em casos de flagrante, desrespeito a salvo-conduto ou prática de crimes inafiançáveis como tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos. A determinação está no Código Eleitoral e será válida até a próxima terça-feira (5), 48 horas após as eleições.

A lei também proíbe a prisão de candidatos, membros da mesa na sessão eleitoral e fiscais de partido. A não ser em casos de flagrante delito e com a análise do juiz competente para verificar a legalidade do ato.

Segundo o calendário eleitoral, hoje também é o último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízes eleitorais representantes para o Comitê Interpartidário de Fiscalização.

Candidatos apoiados por Lula são os favoritos para as eleições

Cerca de 135,8 milhões de brasileiros irão às urnas no dia 3 de outubro para escolher o presidente da República, dois terços do Senado e os governadores dos 27 estados, assim como para renovar a Câmara dos Deputados e as Assembleias Legislativas estaduais e distrital.

As eleições serão disputadas por 22.570 candidatos, dos quais nove concorrem à Presidência, 171 ao cargo de governador, 273 ao de senador, 6.036 ao de deputado federal e 15.280 ao de deputado estadual e distrital. Pelo que antecipam as pesquisas, o grande vencedor será o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo nome não está entre os candidatos à Presidência pela primeira vez desde 1989 porque, após dois mandatos consecutivos, não pode concorrer a um terceiro, já que a Constituição o impede.

A escolhida por Lula como candidata é a ex-ministra Dilma Rousseff, do PT, a grande favorita nas pesquisas, que a apontam como vitoriosa no primeiro turno em sua primeira ida às urnas.

Além de ter feito de Dilma a favorita para a Presidência, Lula, com sua alta popularidade, provavelmente conseguirá assegurar para ela um apoio majoritário no Congresso e governadores aliados na maioria dos 27 estados do país.
"Sem dúvida o grande favoritismo dos candidatos governistas é uma vitória de Lula. O presidente conseguiu transferir o sucesso de seu Governo aos partidos que apoia nas eleições", disse à Agência Efe o analista Antonio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Dilma, que até março passado era ministra da Casa Civil e nunca antes tinha disputado uma eleição, conta com cerca de 50% das intenções de voto. Sua porcentagem de apoio nas pesquisas é quase o dobro daquela do candidato do PSDB José Serra, que tem 28%, e cinco vezes maior em relação à ex-senadora Marina Silva (13%), do PV, outra ex-ministra de Lula.

"Lula quer evitar que sua sucessora sofra surpresas negativas no Congresso. Como Dilma não tem o mesmo carisma que Lula é necessário garantir-lhe um apoio majoritário nas eleições, porque ela dificilmente conseguirá negociá-lo depois", assegura Queiroz.

Para o analista, "esse apoio consistente permitirá a Dilma fazer reformas estruturais que o próprio Lula, apesar de todo seu carisma, não conseguiu impulsionar no Congresso". Segundo uma projeção do portal de informações políticas "Congresso em foco", os nove partidos que junto com o PT formam uma coalizão nestas eleições terão 51 das 81 cadeiras do Senado.

Esse apoio, que equivale a 63% da Casa, é suficiente para aprovar até emendas à Constituição. Trata-se de uma maioria da qual Lula nunca desfrutou, já que o Senado, onde atualmente a oposição é majoritária, sempre foi sua pedra no sapato e palco no qual sofreu várias derrotas. Segundo projeções do Diap, quatro dos partidos da coalizão podem monopolizar 52,6% das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, aumentando assim uma representação que hoje é de 40,5%.

PT, PSB e PCdoB, atualmente com 208 deputados em conjunto, poderão conseguir até 270 cadeiras na próxima legislatura, segundo a projeção. O PMDB pode aumentar sua representação dos atuais 90 deputados para 100, e o PT, com 79 cadeiras, pode ter entre 85 e 110.

Os partidos da oposição, por sua vez, sofrerão perdas. O PSDB de Serra, com 59 deputados atualmente, pode ficar com 55, e o Democratas (DEM) pode ver sua bancada reduzida dos atuais 56 deputados para uma faixa de entre 38 e 53.
Quanto aos Governos estaduais e distrital, as pesquisas do Instituto Datafolha indicam que os candidatos apoiados por Lula são favoritos em 16 dos 26 estados e Distrito Federal, e estão tecnicamente empatados com os opositores em outros quatro.

Apesar de liderarem as pesquisas em sete estados, os opositores são favoritos para vencer em São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do Brasil. Cerca de 135,8 milhões de brasileiros irão às urnas no dia 3 de outubro para escolher o presidente da República, dois terços do Senado e os governadores dos 27 estados, assim como para renovar a Câmara dos Deputados e as Assembleias Legislativas estaduais e distrital.

As eleições serão disputadas por 22.570 candidatos, dos quais nove concorrem à Presidência, 171 ao cargo de governador, 273 ao de senador, 6.036 ao de deputado federal e 15.280 ao de deputado estadual e distrital. Pelo que antecipam as pesquisas, o grande vencedor será o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo nome não está entre os candidatos à Presidência pela primeira vez desde 1989 porque, após dois mandatos consecutivos, não pode concorrer a um terceiro, já que a Constituição o impede.

A escolhida por Lula como candidata é a ex-ministra Dilma Rousseff, do PT, a grande favorita nas pesquisas, que a apontam como vitoriosa no primeiro turno em sua primeira ida às urnas.

Além de ter feito de Dilma a favorita para a Presidência, Lula, com sua alta popularidade, provavelmente conseguirá assegurar para ela um apoio majoritário no Congresso e governadores aliados na maioria dos 27 estados do país.
"Sem dúvida o grande favoritismo dos candidatos governistas é uma vitória de Lula. O presidente conseguiu transferir o sucesso de seu Governo aos partidos que apoia nas eleições", disse à Agência Efe o analista Antonio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Dilma, que até março passado era ministra da Casa Civil e nunca antes tinha disputado uma eleição, conta com cerca de 50% das intenções de voto. Sua porcentagem de apoio nas pesquisas é quase o dobro daquela do candidato do PSDB José Serra, que tem 28%, e cinco vezes maior em relação à ex-senadora Marina Silva (13%), do PV, outra ex-ministra de Lula.

"Lula quer evitar que sua sucessora sofra surpresas negativas no Congresso. Como Dilma não tem o mesmo carisma que Lula é necessário garantir-lhe um apoio majoritário nas eleições, porque ela dificilmente conseguirá negociá-lo depois", assegura Queiroz.

Para o analista, "esse apoio consistente permitirá a Dilma fazer reformas estruturais que o próprio Lula, apesar de todo seu carisma, não conseguiu impulsionar no Congresso". Segundo uma projeção do portal de informações políticas "Congresso em foco", os nove partidos que junto com o PT formam uma coalizão nestas eleições terão 51 das 81 cadeiras do Senado.

Esse apoio, que equivale a 63% da Casa, é suficiente para aprovar até emendas à Constituição. Trata-se de uma maioria da qual Lula nunca desfrutou, já que o Senado, onde atualmente a oposição é majoritária, sempre foi sua pedra no sapato e palco no qual sofreu várias derrotas. Segundo projeções do Diap, quatro dos partidos da coalizão podem monopolizar 52,6% das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, aumentando assim uma representação que hoje é de 40,5%.

PT, PSB e PCdoB, atualmente com 208 deputados em conjunto, poderão conseguir até 270 cadeiras na próxima legislatura, segundo a projeção. O PMDB pode aumentar sua representação dos atuais 90 deputados para 100, e o PT, com 79 cadeiras, pode ter entre 85 e 110.

Os partidos da oposição, por sua vez, sofrerão perdas. O PSDB de Serra, com 59 deputados atualmente, pode ficar com 55, e o Democratas (DEM) pode ver sua bancada reduzida dos atuais 56 deputados para uma faixa de entre 38 e 53.
Quanto aos Governos estaduais e distrital, as pesquisas do Instituto Datafolha indicam que os candidatos apoiados por Lula são favoritos em 16 dos 26 estados e Distrito Federal, e estão tecnicamente empatados com os opositores em outros quatro.

Apesar de liderarem as pesquisas em sete estados, os opositores são favoritos para vencer em São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do Brasil.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Iberê se licencia e transmite cargo ao desembargador Rafael Godeiro

O Rio Grande do Norte terá novo governador a partir das 15 horas, quando o titular Iberê Ferrreira transmitirá o cargo ao desembargador Rafael Godeiro, presidente do Tribunal de Justiça. Iberé se licencia para se dedicar integralmente à campanha até domingo. O governador reassume na segunda-feira.

domingo, 26 de setembro de 2010

Vox Populi indica segundo turno no RN

A pesquisa Vox Populi, divulgada na noite deste sábado (25) pela Band Natal, dentro da margem de erro, aponta segundo turno nas eleições para governador do Rio Grande do Norte. Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição, obteve o maior crescimento em relação à última consulta do instituto, em agosto, subindo de 24% para 29% (o governador tinha 18% em julho). A candidata do DEM, Rosalba Ciarlini, caiu de 49% para 46% – em julho, tinha 53%. Carlos Eduardo (PDT) tinha 11% na última pesquisa e agora tem 10%. Os outros candidatos somam 4%, e os indecisos 7%.

A candidata do DEM tem maioria de 3% em relação a todos os candidatos. Como a margem de erro indicada pelo Vox Populi é de 3,7% (para mais ou para menos), pode-se considerar que há um empate técnico entre a primeira colocada e todos os seus concorrentes. A pesquisa Vox Populi ouviu 700 pessoas entre os dias 18 e 21

Sabrina Sato fecha o tempo em Santana do Matos


Além de participar ontem da feirinha do padroeiro de Jucurutu a apresentadora do programa Pânico na TV da Rede TV de Televisão e namorada do deputado federal Fábio Faria, Sabrina Sato, esteve participando de mobilização política no município de Santana do Matos.

Distribuindo simpatia e pedindo votos para o namorado a apresentadora Sabrina Sato foi bastante solicitada para fotografias

Fonte: Robson Pires

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Iberê: estou a 1% de ir para o segundo turno das eleições

Durante sabatina da Tribuna do Norte, o governador Iberê Ferreira, candidato a reeleição pelo PSB, disse que está a 1% de ir para o segundo turno.

Ele destacou que pesquisas feitas por sua coligação demonstram que ele está próximo de conseguir evitar a vitória de Rosalba Ciarlini (DEM) no primeiro turno.

“Eu já estou a 1% de ir ao segundo turno. Tenho certeza, convicção de que vou para o segundo turno”, garantiu.

Do Panorama Político

As projeções do professor da UFRN

porjecao

Fiz projeções do resultado do primeiro turno para Governador utilizando as três últimas pesquisas da START.

Utilizei dois modelos de projeção que possuem o melhor ajuste (R quadrado) aos dados (Potência e Logarítmico).

Pelas projeções teremos segundo turno na eleição de Governador do RN. No 50º dia de campanha (03/10/2010) os números serão estes:

ROSALBA: de 46,65% a 46,81%
IBERÊ: de 43,72% a 52,24%
CARLOS: de 6,41% a 6,91%

Se não tiver segundo turno para Governador eu deixo de ministrar a disciplina de Análise de Dados no PPGAdm/UFRN.

Um abraço,

Carlos Alberto Medeiros

NOTA DO BLOG: Se vai haver segundo turno, o Blog não sabe afirmar, mas aí na projeção do professor, ele já acertou o percentual de Carlos Eduardo. Conforme a última pesquisa Start, o candidato Carlos Eduardo aparece com 6,9%.

Fonte: Blog Fogo Cruzado

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dilma tem 49% das intenções de voto e Serra, 28%, segundo Datafolha

Brasília - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, mantém a liderança da corrida presidencial e tem 49% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto Datafolha, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgada hoje (22).

Em relação à pesquisa anterior, Dilma perdeu dois pontos percentuais. José Serra, do PSDB, aparece com 28%, um ponto percentual a mais que na rodada anterior da pesquisa, na última semana. Marina Silva, do PV, tem 13% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nenhum dos demais candidatos conseguiu chegar a 1% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Brancos e nulos somaram 3%, e indecisos, 5%.

Na hipótese de segundo turno, Dilma venceria com 57%, contra 38% de Serra.

O Datafolha ouviu 12.294 eleitores em 444 municípios entre os dias 21 e 22 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 31330/2010.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Servidores desmentem Rosalba e afirmam que ex-prefeita não implantou eleições nas escolas

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró, Gilberto Diógenes, desmentiu a declaração da ex-prefeita e senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que disse haver implantado a gestão democrática nas escolas da cidade. Rosalba fez a afirmação na noite de ontem (20), durante o debate entre os candidatos a governador na TV Universitária.

De acordo com o sindicalista, a versão de Rosalba é uma “farsa”. “Rosalba fez uma farsa e fingiu que implantou a gestão democrática. Ela editou uma lei municipal criando a eleição em algumas escolas, mas só quem concorria eram os cargos comissionados e, no final, era a prefeita quem escolhia o diretor”, explicou Gilberto Diógenes.

Ele explicou que, durante a administração da ex-prefeita, o município fez um convênio com o Instituto Ayrton Senna para implantação do programa “Acelera Brasil”, que visa diminuir a defasagem escolar nas escolas públicas. Pelo convênio, o município teria que promover a eleição direta para a escolha dos diretores das escolas, o que, segundo o presidente do sindicato, não ocorreu.

O diretor de Organização do SINTE-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN), Jackson Arnaud, confirmou que a ex-prefeita Rosalba Ciarlini nunca implantou a gestão democrática nas escolas de Mossoró.

“Nunca houve eleição. A própria direção da escola mandava uma lista com três nomes e a prefeita escolhia quem queria. Alunos e professores não tinham direito a voto”, assegurou o sindicalista.

Jackson afirmou que a declaração de Rosalba “é criação da cabeça dela”. “Nós ainda estamos construindo um modelo de gestão democrática com a atual administração, mas que só deve ser implantado no próximo ano”, comentou.

O diretor do SINTE-RN contou que, ao contrário do que diz a candidata do DEM, a relação dela com o setor da educação “era muito difícil”. “Rosalba não recebia o sindicato, as negociações eram travadas e havia muita repressão contra os professores”, relatou.

Alunos, professores e servidores do IFRN divulgam nota contra Rosalba e desmentem candidata do DEM

Alunos, professores e servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgaram, nesta terça-feira (21), uma nota de repúdio contra a senadora Rosalba Ciarlini, candidata do DEM ao Governo do Estado, classificando como “falsa e oportunista” a declaração dela, feita em seu programa eleitoral, em que se diz responsável pela implantação de 12 novos IFRNs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) no interior do Estado.

A nota foi divulgada na imprensa de Natal e é assinada pelo SINASEFE-Seção Sindical Natal (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), pela Associação dos Servidores do IFRN (ASIF), pelo Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFRN e pelo Centro Acadêmico da TADS.

No documento, as entidades afirmam “repudiar as declarações da candidata do DEM”, acrescentando que a mesma utiliza um “discurso extremamente oportunista”, que “não condiz com a verdade dos fatos”.

As entidades argumentam que Rosalba assumiu a vaga de senadora somente em 2007, “quando toda a expansão da rede profissional já estava pensada, discutida no Congresso Nacional e, inclusive, implementada”. Por isso, sustentam que a candidata do DEM “não teve protagonismo nenhum nesta ação”.

“Temos o dever de esclarecer que o programa de expansão da educação profissional federal iniciou-se em 2004, após o Congresso Nacional alterar o Decreto nº 2208/97. Já em 2007, tivemos a inauguração das Unidades Educacionais de Ipanguaçu, Currais Novos e Zona Norte de Natal. Em 2007, foi iniciada a segunda fase da expansão, com a construção de mais 6 unidades educacionais (Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Santa Cruz e Pau dos Ferros)”, registram as entidades representativas em outro trecho da nota.

Leitor do blog analisa dados de pesquisas e diz que diferença de Rosalba para os outros candidatos caiu

Não entendo porque as pesquisas estão sendo divulgadas sem que constem informações básicas sobre elas (período do levantamento, nº de entrevistados, margem de erro e o resultado da pesquisa espontânea).

Entretanto, encontrei no site Jusbrasil (http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2373504/start-e-perfil-registram-pesquisas-no-tre-rn) algumas dessas informações.

Observe abaixo que o período de coleta de dados a partir da pesquisa do Ibope segue uma seqüência.

- Os dados para a pesquisa do Ibope foram coletados entre os dias 8 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. (Rosalba 50%, Iberê 23%, Carlos Eduardo 12%, outros 1%). Apresentou 14 pontos de diferença de Rosalba com relação aos demais.

- Os levantamentos para a pesquisa Start/Correio da Tarde foram feitos dos dias 11 a 13. Margem de erro de 2,52%. (Rosalba Ciarlini: 49,3%, Iberê Ferreira: 29,7%, Carlos Eduardo: 6,9%, Sandro Pimentel: 0,3%, Roberto Ranconi: 0,3%, Camarada Leto: 0,3%, Simone Dutra: 0,3%). Diferença de Rosalba com relação aos outros é de 11,2 pontos.

- Perfil Pesquisas Técnicas fez seus levantamentos entre os dias 14 e 18 de setembro. Margem de erro é de 2,37% (Rosalba Ciarlini – 42,30%, Iberê Ferreira de Souza- 25,47%, Carlos Eduardo – 7,47%, Outros – 0,59% e Indecisos – 18,35%). Diferença de Rosalba para os demais é de 8,77.

Note que do dia 08 até o dia 18 de setembro, segundo essas pesquisas, a diferença entre Rosalba e os outros candidatos tem diminuído. Além disso, ela perdeu pontos nas três pesquisas e o único que apresentou crescimento foi Iberê

Fonte: Robson Pires

Dono do Vox Populi prevê risco de José Agripino não se reeleger

Jornalista com passagens estreladas pelos programas Manchete Urgente, SBT Repórter e Globo Repórter, Luiz Carlos Azenha repercutiu agora há pouco, em seu blog (www.viomundo.com.br), em que ele diz escrever o que a mídia não vê, declarações do dono do instituto Vox-Populi, Marcos Coimbra, sobre as eleições deste ano.
Além de rever a posição do presidenciável José Serra nas pesquisas, o dono do instituto faz um alerta: o senadorável José Agripino Maia pode "não se reeleger".
Eis a publicação do site:




21 de setembro de 2010 às 11:55
MARCOS COIMBRA REVÊ PARA BAIXO PREVISÃO DE VOTOS DE SERRA

por Luiz Carlos Azenha
www.viomundo.com.br

O presidente do instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, está revendo a previsão que fez em artigo publicado na revista CartaCapital (republicado aqui) de que José Serra teria 33% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais.

O cientista político diz que fez a previsão baseado em três premissas:

1. A presença relevante de Serra junto ao eleitorado paulista (40% dos votos do estado, que representam 10% do total);

2. O fato de que ele representa o voto antipetista (cerca de 10% do eleitorado brasileiro);

3. O voto de “respeito” de cerca de 10% do eleitorado nacional (governador de São Paulo, ministro da Saúde, etc.).

Somando tudo isso, Serra teria 30%, ou 33% dos votos válidos.

Porém, no terceiro quesito, os 10% não estão se confirmando, talvez pelo modo como a campanha foi conduzida.

Faltando 12 dias para a eleição, considerando os números disponíveis nas pesquisas, inclusive os do tracking diário do Vox Populi, divulgado pelo IG e pela TV Bandeirantes, Serra deve ficar mais próximo de 25%.

Coimbra vê um avanço de Marina Silva em várias regiões, prevendo que ela fique nos dois dígitos (algo em torno de 12%).

Considerando que os grandes movimentos eleitorais em um país como o Brasil envolvem a decisão de milhões de eleitores, Coimbra prevê uma decisão em primeiro turno. Ao contrário do que dizem outros analistas, ele afirma que a decisão de votar em Dilma Rousseff foi resultado de um processo relativamente longo de amadurecimento e de comparação que não fica sujeito a uma ou outra manchete de jornal, um ou outro episódio da campanha.

Para o Senado, os números do Vox indicam uma perda não só quantitativa da oposição, mas também qualitativa, já que nomes importantes ficarão de fora — Coimbra citou Cesar Maia, no Rio de Janeiro, mas eu acrescentaria Arthur Virgílio que corre risco no Amazonas e outros. De novidade, afirma Coimbra, o risco de José Agripino Maia não se reeleger no Rio Grande do Norte.

Nas eleições estaduais o quadro, de acordo com o presidente do Vox Populi, também é de preocupação para os candidatos do PSDB/DEM. A não ser por Antonio Anastasia, em Minas Gerais, nenhum candidato da oposição está em crescimento — quando muito conseguem manter a estabilidade. Como, neste caso — ao contrário da eleição presidencial, onde os números são estáveis — há candidatos a governador em queda e ascensão, poderemos ter surpresas em 3 de outubro.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Campanha de Iberê investe em marketing de rua

A Onda Vermelha do sábado em Natal, não parou por aí não...
Hoje as ruas de Natal estão cheias de bandeiras dos candidatos Iberê Ferreira governador e Wilma de Faria senadora.
Além das bandeiras tradicionais, criatividade nos sinais de trânsito...

Thaisa Galvão





sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lula ainda poderá vir ao Rio Grande do Norte para a campanha de Iberê

A fonte é segura e a conversa existe. Pode acreditar no que estou dizendo. Não causará nenhuma admiração se o presidente Lula decidir vir ao Rio Grande do Norte para a campanha política de Iberê Ferreira de Souza (PSB) ao governo do Estado.

A participação de Lula não ficará somente nos programas eleitorais de Iberê e Wilma. “O cara” pode decidir vir pra campanha a qualquer momento. Contou a fonte que Lula sabe que só falta um empurrãozinho para haver segundo turno.

E botaram na mão dele esse empurrãozinho. As suas aparições nos programas de TV já estão surtindo efeitos altamente positivos. Iberê entrou no pique da campanha

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Consult/SimTV - Espontânea - Governador

Se a eleição para Governador do Rio Grande do Norte fosse hoje, em quem o(a) sr.(a) votaria?
(pergunta não estimulada)

NÃO SABE 54.9

NENHUM 3.7

ROSALBA CIARLINI 24.9

IBERÊ FERREIRA 12.8

CARLOS EDUARDO 3.3

ROBERTO RONCONI 0.1

SANDRO PIMENTEL 0.1

PT 0.1

GARIBALDI 0.1

CAMARADA LETO 0.1

João Faustino atual Suplente de Garibaldi e Candidato a suplente de José Agripino duvida do IBOPE

Suplente em atuação do senador Garibaldi Filho (PMDB) e candidato a suplente do senador José Agripino (DEM), o senador João Faustino (PSDB) destoa de seus aliados no Rio Grande do Norte quando o assunto é "pesquisa do Ibope".

Ontem, João subiu ao plenário do Senado para questionar, em seu pronunciamento, a última pesquisa Ibope para Senado no Amazonas.

"O resultado não reflete a realidade”, declarou João.

Pois é, se João Faustino que apóia Rosalba, Zé Agripino e Garibaldi não concorda com IBOPE, imagine eu que não voto em nenhum deles.

Rabo de Palha de José Agripino Maia – Senador DEM-RN

O senador José Agripino Maia (DEM-RN) é apresentado pela grande mídia como um ícone da moral, sempre entrevistado para denunciar as mazelas do governo Lula e pontificar sobre ética política. Seu passado, porém, não o abona.

Em 1985 quando José Agripino Maia (DEMos/RN) era governador do Rio Grande do Norte pelo PFL (antigo nome do DEM), houve a primeira eleição direta para prefeitos das capitais após a ditadura.

Ele, como governador, convocou 120 prefeitos do interior (onde não haveria eleições naquele ano) para uma reunião, acertando o que constituiria o maior escândalo eleitoral da história do Rio Grande do Norte, muito antes do mensalão do DEM em Brasília.

José Agripino simplesmente instruiu os prefeitos a comprar títulos eleitorais, distribuir presentes, incentivar tumultos nos processos de votação e apuração e, ainda, usar veículos oficiais com placas frias para transportar eleitores do interior para a capital. O caso ficou conhecido como Escândalo Rabo-de-Palha, rótulo fornecido pelo próprio José Agripino, que ao final de uma reunião pediu: “Não podemos deixar rabo-de-palha”.

Alguém gravou e vazou. Assista abaixo alguns dos "melhores" momentos.


João Faustino, suplente de Garibaldi e candidato a suplente de José Agripino, questiona resultado do IBOPE

O senador João Faustino (PSDB-RN), suplente de Garibaldi Alves e candidato a suplente do senador José Agripino (DEM) é mais um político que questiona resultados do IBOPE. Ontem, João Faustino questionou durante pronunciamento no plenário – transmitido pela TV Senado – a última pesquisa Ibope para Senado no Amazonas, afirmando que “o resultado não reflete a realidade”.

Divulgada pela TV Amazonas, afiliada da Rede Globo, a pesquisa criticada por Faustino aponta o líder do PSDB e candidato ao Senado Arthur Virgílio Neto com 34% das intenções de votos, contra 39% da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e 80% do ex-governador Eduardo Braga (PMDB).

Para o senador, o Instituto de Pesquisa entrou “em flagrante contradição”, uma vez que em pesquisa divulgada há menos de 15 dias, Arthur Virgílio aparecia com 51% dos votas contra 29% de Vanessa Grazziotini.

“O resultado da pesquisa não reflete com precisão a realidade. Apenas 812 pessoas foram ouvidas, universo muito pequeno para território tão imenso como é o do Estado do Amazonas”, assinalou o senador.

No Rio Grande do Norte, a Pesquisa IBOPE divulgada sábado passado apresentou números destoantes com a realidade apresentada por outros institutos.

Nota do Blog: Se João Faustino que no RN, apóia Rosalba, José Agripino e Garibaldi(inclusive é seu suplente) não acredita nos números do IBOPE, imagine eu que não voto em nenhum deles.

Consult: Garibaldi 57,12%, Agripino 45,42% e Wilma 39,41%

O Instituto Consult também pesquisou as intenções de votos para o Senado.
Eis os números:

Garibaldi Filho (PMDB) - 57,12%
José Agripino (DEM) - 45,42%
Wilma de Faria (PSB) - 39,41%

Comparando com as últimas pesquisas do Instituto Consult, divulgadas pela SimTV nos dias 5 e 23 de agosto, o desempenho dos senadoráveis é o seguinte:

Garibaldi tinha 54,12% no dia 5 de agosto, caiu para 53,76% no dia 23 e hoje está com 57,12%. Subiu 3,36% da última pesquisa para esta.

No dia 5 de agosto Agripino tinha 45,35%, caiu para 44,12% no dia 23 e hoje tem 45,42%. Subiu 1,3%.

Wilma tinha 44,82% no dia 5, caiu para 41,87% no dia 23 e hoje tem 39,41%. Caiu 2,46%.

Maioria de Rosalba sobre demais candidatos é de 6,28%

De acordo com os números da Consult-Sim TV, divulgados no começo da tarde, a candidata Rosalba Ciarlini vencerá as eleições no primeiro turno.

Fazendo as contas, a maioria de Rosalba sobre os demais candidatos é de 6,28 pontos percentuais, índice que a separa do segundo turno.

Consult: Rosalba 44,76%, Iberê 27,12% e Carlos Eduardo 11%

A Sim TV divulgou hoje mais uma rodada de pesquisas do Instituto Consult, que aponta decisão das eleições majoritárias no primeiro turno.
Eis os números para o governo.

Rosalba Ciarlini (DEM) - 44,76%
Iberê Ferreira (PSB) - 27,12%
Carlos Eduardo (PDT) - 11%
Outros - 0,36%

E o Blog publica o desempenhos dos governadoráveis de acordo com as pesquisas do Instituto Consult divulgadas pela Sim TV nos dias 5 e 23 de agosto:

No dia 5 de agosto, Rosalba tinha 43,29%, subiu para 44,47% no dia 23 e hoje tem 44,76%. Subiu 0,29%.

Iberê tinha 22,06% no dia 5, subiu para 24,53% no dia 23 e hoje tem 27,12%. Subiu 2,59%.

Carlos Eduardo tinha 11,06% no dia 5, subiu para 13,06% no dia 23 e hoje tem 11%. Caiu 2,06%.
Fonte: Thaísa Galvão

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Governo do RN abre seleção para contratar de professor temporário

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (09) o Edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores, visando o preenchimento de vagas nas escolas estaduais, conforme a Lei 9.353 de 19 de agosto de 2010. As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do endereço eletrônico da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), www.funcab.org no período de 09 a 15 de setembro de 2010.

O candidato deve informar no ato da inscrição a disciplina e o município para o qual está concorrendo. A inscrição pela internet estará disponível durante as 24 horas do dia, ininterruptamente, desde as 14 horas do 1º dia de inscrição (09), até as 23h59 do último dia de inscrição, 15 de setembro, considerando-se o horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

O candidato deverá, no ato da inscrição, marcar em campo específico da Ficha de Inscrição, uma única opção de disciplina e de município, onde está sendo oferecida a vaga. A entrega da documentação comprobatória das informações e dos títulos declarados, só poderá ser feita na cidade pólo, ao qual o município escolhido está circunscrito.

Os requisitos básicos que deverão ser comprovados no ato da contratação são os seguintes: ter sido aprovado no presente processo seletivo, ter nacionalidade brasileira, estar quite com as obrigações eleitorais (para os candidatos de ambos os sexos), estar quite com as obrigações militares, (para os candidatos do sexo masculino), encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis, possuir graduação exigida, através de diploma ou certificado de conclusão e ter idade mínima de 18 anos.

O candidato aprovado deverá entregar a seguinte documentação: currículo pessoal, impresso e assinado, cópia legível dos documentos comprobatórios e de todos os títulos declarados, acompanhado dos originais para autenticação ou autenticadas em cartório, comprovante de pagamento da taxa de inscrição (original e cópia), cópia autenticada em cartório da certidão de nascimento de cada filho informado, original ou cópia autenticada em cartório do laudo médico, no caso dos candidatos com deficiência.

Estão sendo oferecidas 892 vagas distribuídas em 15 das 16 Diretorias Regionais de Educação (Direds): Natal (263), Parnamirim (48), Nova Cruz (31), São Paulo do Potengi (40), Ceara Mirim (87), Macau (43), Santa Cruz (84), Angicos (20), Currais Novos (74), Caicó (16), Assu (13), Mossoró (114), Umarizal (13), Pau dos Ferros (29) e João Câmara (17).

São oferecidas vagas para as disciplinas de Biologia, Ciências, Artes, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Religião, Química, Filosofia, Sociologia, Língua Espanhola e Pedagogia com formação para os anos iniciais.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Correio da Tarde retifica dados e pesquisa Start dá vitória a Iberê em Santa Cruz

Em nota encaminhada ao blog pelo jornalista Allan Darlyson, repórter de política do Correio da Tarde, foi retificado um equívoco no percentual que dava apenas 7,8% das intenções de voto para o candidato a reeleição, Iberê Ferreira (PSB), em sua terra natal, Santa Cruz.

Segue a nota:

Na última pesquisa Start/Fiern/Correio da Tarde, publicada na segunda-feira (6), houve um erro de digitação no gráfico referente ao percentual de votos do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) no município de Santa Cruz. Na publicação, consta que o candidato à reeleição tem 7,8% no município. No entanto, o pessebista foi citado por 57,8% dos entrevistados daquela cidade. Devido ao grande número de dados repassados pela Start à editoria de política do CORREIO DA TARDE, esse erro de digitação passou despercebido. Desde já, pedimos desculpas pela falha. Na edição de hoje do vespertino, publicaremos a retificação na coluna de notas do jornal, que é assinada pelo editor de política do CT, Pedro Carlos. No relatório completo da pesquisa, os números estão corretos

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Santana do Matos a cidade mais "Iberezista" do RN segundo a Pesquisa Correiro/Start/Fiern


A pesquisa Correio/Start/Fiern publicada na ultima segunda feira, revelou que Santana do Matos é a cidade mais iberesista do RN, tendo em vista que 73,3% dos eleitores santanenses disseram que votarão em IBERÊ para governo do Estado. Veja matéria no www.fatorrrh.com.br
Esse resultado da pesquisa revela a liderança do prefeito Assis da Padaria e do ex-prfeito Dr. Neto Correia que juntos, apoiam a reeleição de IBERÊ.
Esse resultado da pesquisa também contraria a previsão dos opositores ao prefeito Assis da Padaria, que segundo eles Rosalba ganha em Santana com uma maioria superior a 2.000 votos, bem como deixa-os em uma sinuca de bico, pois se contestar o resultado da pesquisa em Santana, terão que contestar o resultado no resto do Estado, que coloca Rosalba em 1º lugar para governo.

Start: em Santana do Matos Rosalba cai 50,3% da primeira para terceira rodada e Iberê cresce 55,1

Uma das cidades da Região Central que a pesquisa Correio da Tarde/Start ouviu os eleitores por três vezes, foi Santana do Matos.

E nesta terceira rodada, quem já aparece liderando as intenções de votos é o candidato Iberê Ferreira [PSB].

Ele aparece com 73,3% e Rosalba Ciarlini [DEM] com 13,3%.

Da primeira rodada da pesquisa Correio da Tarde/Start a terceira, divulgada ontem, a candidata Rosalba Ciarlini caiu 50,3%.

Já o candidato Iberê cresceu 55,1%.

Para presidente, a candidata Dilma Roussef [PT] aparece com 80% dos votos dos santanenses. Os demais candidatos não pontuaram.

PRIMEIRA PESQUISA (26/07/2010)

Rosalba Ciarlini – 63,6%

Iberê Ferreira – 18,2%

Carlos Eduardo – 18,2%.

SEGUNDA PESQUISA (23/08/2010)

Rosalba Ciarlini – 60%,

Iberê Ferreira – 33,3%

Carlos Eduardo – não pontuou.

Correio/Start/Fiern - Estimulada -Presidente

Na pergunta estimulada para Presidente da República, a pesquisa Correio/Start/Fiern, divulgada ontem, apresentou o seguinte resultado no RN:

Dilma - 60,8
José Serra - 21,2
Marina Silva - 6.3
NS/NR - 8,2

Correio/Start/Fiern - Rejeição

Olhando estes nomes aqui do disco 02, qual deles o Sr (a) NÃO VOTARIA de jeito nenhum para Governador do RN, se a eleição fosse hoje?

Estimulada

Rosalba 12,9
Iberê - 12,9
Carlos Eduardo -7,6
Poderia votar em todos -18,4

* Os índices restantes estão distribuídos entre outros candidatos e outras situações.

Correio/Start/Fiern - Avaliação do Governo Iberê

Em relação ao desempenho do Governador Iberê Ferreira, como o Sr. (a) avalia a administração dele no Estado do RN? Acha que está ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM O PÉSSIMO?

Se a resposta for REGULAR, é REGULAR mais para positivo ou negativo?

Ótimo - 8,8
Bom - 42,2
Regular positivo - 23,5
Regular negativo -10,8
Péssimo - 7,2
Ruim - 7,5

* Avaliação positiva - Ótimo+Bom+Regular positivo - 74,6

* Avaliação negativa -Ruim+Péssimo+Regular negativo - 25,4

Os candidatos e "suas" cidades

A pesquisa Correio/Start/Fiern fez revelações interessantes a respeito das preferências mais fortes para os candidatos a Governador do Estado.

Ao contrário do que muita gente pensa, a cidade mais "rosalbista" não foi Mossoró.

A revelação desta pesquisa ficou para Assú, onde 84,4% dos eleitores disseram que votarão na candidata do DEM.

A segunda cidade mais pró-Rosalba, nesta pesquisa, foi Mossoró, com 70% das citações.

Outra revelação é que não é Santa Cruz, a terra de Iberê, a cidade mais "iberesista" desta pesquisa.

O troféu ficou para Santana do Matos, com 73,3% das preferências e Tenente Ananias, com 70% em segundo lugar.

Carlos Eduardo é mais citado em Parnamirim ( com 24%) e em seguida Santo Antônio, com 23,3%, é a segunda mais "carlista".

São as curiosidades escondidas nos números da pesquisa.

Santana do Matos a cidade mais "Iberezista" do RN segundo a Pesquisa Correiro/Start/Fiern


A pesquisa Correio/Start/Fiern publicada na ultima segunda feira, revelou que Santana do Matos é a cidade mais iberesista do RN, tendo em vista que 73,3% dos eleitores santanenses disseram que votarão em IBERÊ para governo do Estado. Veja matéria acima.
Esse resultado da pesquisa revela a liderança do prefeito Assis da Padaria e do ex-prfeito Dr. Neto Correia que juntos, apoiam a reeleição de IBERÊ.
Esse resultado da pesquisa também contraria a previsão dos opositores ao prefeito Assis da Padaria, que segundo eles Rosalba ganha em Santana com uma maioria superior a 2.000 votos, bem como deixa-os em uma sinuca de bico, pois se contestar o resultado da pesquisa em Santana, terão que contestar o resultado no resto do Estado, que coloca Rosalba em 1º lugar para governo.
FONTE: www.fatorrrh.com.br

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Start: Iberê sobe 4,5% mas números ainda apontam para vitória de Rosalba no primneiro turno

A senadora-governadorável continua liderando as pesquisas, com possibilidades reais de se eleger no primeiro turno, já que se mantém com maioria sobre os demais candidatos.

Eis os números da pesquisa Start, divulgada agorahá pouco pelo Correio da Tarde, comparando com os números da última pesquisa do mesmo instituto, divulgada no dia 23 de agosto, 14 dias atrás.

No dia 23 de agosto, Rosalba Ciarlini tinha 42,3%, e hoje aparece com43,5%. Cresceu1,2%.

Iberê Ferreira
tinha 22,5%
há 14 dias e hoje tem
27%
. Subiu 4,5%.

Carlos Eduardo, que no dia 23 de agosto tinha 10,3%, hoje apareceu com9,7%. Caiu 0.6%.


Congresso em Foco destaca ação de Fátima no parlamento brasileiro

“Fiquei muito feliz por ter meu nome posto em destaque pelo site Congresso em Foco, ao lado de nomes como o do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), pela minha luta em favor da educação brasileira. Esse reconhecimento é, sem dúvida, mais um grande estímulo para aprimorar nossa luta enquanto parlamentar, na valorização da educação do Brasil”.

Assim a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) recebeu a notificação que seu nome é um dos pré-escolhidos para concorrer ao Prêmio Congresso em Foco 2010. Pelo quinto ano consecutivo, o site Congresso em Foco premiará senadores e deputados federais que melhor representam a população no Congresso Nacional.

A votação é pela internet, tendo por base uma lista de parlamentares predefinida pelos jornalistas que acompanham o trabalho do Congresso. O processo de formação da lista é fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Brasília.

A luta que Fátima empreende em favor da educação desde os tempos de sindicalista e professora da rede pública de ensino, é motivo de elogios dos que fazem a educação.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, “a deputada Fátima Bezerra tem sido uma parceira na luta em defesa da educação do Brasil e do RN”. Ele também considera que Fátima “teve um papel decisivo para que o Rio Grande do Norte fosse um dos Estados mais contemplados no Plano de Expansão da Educação Profissional”.


sábado, 4 de setembro de 2010

Pesquisa Datafolha: Dilma tem 50%, e Serra 28%

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostrou que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, continua à frente na disputa, com 50% das intenções de votos. José Serra (PSDB) ficou com 28%, e Marina Silva (PV) chegou a 10%.

Os outros candidatos não chegaram a 1%. Brancos e nulos somam 4%, e 7% estão indecisos.

Na última pesquisa, a petista tinha 49%, o tucano 29%, e a verde 9%. As oscilações ficaram dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Se forem contabilizados apenas os votos válidos - excluídos brancos e nulos -, Dilma chega a 56% da preferência do eleitorado. Serra tem 32%, e Marina vai a 11%.

Num eventual segundo turno, a petista também venceria o tucano por 56% a 36% dos votos. Neste cenário, brancos e nulos somam 5%, e indecisos 4%.

Na pesquisa espontânea, Dilma marcou 38% contra 19% de Serra. Marina foi a 6%.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 2 e 3 de setembro, com 4.314 eleitores em 203 cidades. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 27.903/2010.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Governo convoca 422 profissionais da saúde para hospitais regionais do RN

O Governo publica na edição deste sábado no Diário Oficial do Estado, os 422 nomes dos profissionais de saúde de nível médio e superior aprovados no último concurso da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Serão convocados profissionais de 26 especialidades, como anestesiologistas, cirurgiões, clínicos, infectologistas, farmacêuticos, ortopedistas, psiquiatras, pediatras, biomédicos, enfermeiros, entre outras. Os convocados serão encaminhados para as unidades hospitalares de todas as regiões do RN.


Confira a lista dos convocados

"Desde o início, apontei a Saúde como uma das prioridades da minha gestão. Quando assumi o Governo, no final de março, determinei a realização imediata de um concurso público para o preenchimento das vagas existentes nos quadros da saúde. Agimos rápido e agora já vamos colocar os profissionais para trabalhar nos hospitais e resolver a necessidade de pessoal nos hospitais regionais", destacou o governador Iberê Ferreira de Souza.

O concurso público para a área da saúde foi realizado no último dia 23 de maio e o resultado com os nomes dos aprovados foi homologado no dia 26 de junho. Em julho, foram convocados os primeiros 375 profissionais para substituir os antigos contratos temporários.

A partir da próxima semana, os convocados devem comparecer à sede da Sesap, na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 730, 1º andar, Centro, Natal, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para dar início ao processo de posse.

Dilma tem 51%, e Serra, 27%, aponta pesquisa Ibope

A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa pela Presidência da República, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3). A petista tem 51% das intenções de voto contra 27% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva.

O Ibope fez também a simulação do segundo turno. Dilma aparece com 55%, enquanto Serra aparece com 33%. Os brancos e nulos somam 6% e, os indecisos, 5%.

O instituto de pesquisa também apresentou os índices de avaliação de Lula, que registra 77% de ótimo e bom, enquanto outros 18% consideram regular e 4% ruim e péssimo. Foram realizadas 3.010 entrevistas, em 404 municípios, entre 31 de agosto e 2 de setembro.

Iberê tem o apoio de 99 prefeitos, Rosalba 66 e Carlos 2

Dos 167 prefeitos do Estado, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), conta com o apoio de 99 chefes do executivo municipal. Já a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem a preferência de 66 e o brizolista Carlos Eduardo Alves (PDT) é relacionado por apenas dois municípios.

QUADRO PARTIDÁRIO

O PSB da candidata Wilma de Faria, tem 43 prefeitos no Estado, sendo que 39 acompanham o seu candidato a governador Iberê Ferreira. Quatro optaram pela eleição da senadora Rosalba Ciarlini dos Democratas.

O PMDB do deputado federal Henrique Eduardo Alves comanda 40 prefeituras no Rio Grande do Norte. A senadora Rosalba Ciarlini recebe o apoio de 24 prefeitos bacuraus, enquanto 16 vestiram a camisa de Iberê Ferreira.

O PR do deputado federal João Maia, tem em seus quadros 17 prefeitos municipais, dos quais 16 sustentam a reeleição do governador Iberê e apenas um preferiu ficar com a ex-prefeita de Mossoró.

O Partido Progressista – PP domina 16 executivos municipais, sendo que 10 prefeitos serraram fileira com Rosalba Ciarlini para o governo do Estado e seis optaram por acompanhar o candidato governista.

Os Democratas do senador José Agripino Maia tem em seus quadros 16 prefeitos e a sua candidata à chefia do Executivo Estadual tem o respaldo de 12, enquanto Iberê Ferreira é apoiado por quatro agripinistas.

O PTB que é liderado pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira, conta oito prefeitos, sendo que cinco decidiram se compor com o governador Iberê Ferreira e três fecharam com Rosalba Ciarlini.

Complicação é nas hostes do PDT, pois dos sete prefeitos eleitos pela legenda, apenas dois apóiam a candidatura de Carlos Eduardo Alves. O governador Iberê Ferreira conta com três e a ex-prefeita de Mossoró tem a simpatia de dois.

Os seis prefeitos do PMN do deputado Robinson Faria, Presidente da Assembléia Legislativa Estadual, seguem a orientação do seu líder e integram a campanha política da senadora Rosalba Ciarlini.

O Partido dos Trabalhadores – PT, conta com quatro prefeitos eleitos no Estado e todos apóiam a reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza.

O PSDB do deputado federal Rogério Marinho, tem em seus quadros quatro prefeitos. Três alcaides serraram fileira com a candidatura de Iberê e um preferiu optar por Rosalba Ciarlini.

Os três prefeitos da legenda do PPS do deputado Vober Júnior apóia a candidatura de Iberê Ferreira, mesmo contrariando a orientação determinada pelo presidente da legenda Roberto Freire.

O Partido Verde tem apenas dois prefeitos eleitos no Rio Grande do Norte, e ambos apóiam a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini.

O PHS do deputado Arlindo Dantas, só tem um prefeito em solo potiguar, e esse optou pela candidata dos Democratas ao governo do Estado.

Por Jurandi Santos


Tracking Vox/Band/iG: Dilma tem 52%, Serra 24%

No terceiro dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff tem 52% e o tucano José Serra 24% das intenções de voto. Dilma oscilou positivamente 1 ponto percentual em relação ao dia anterior, quando tinha 51%. Já Serra perdeu 1 ponto comparado a última sondagem, quando teve 25%. As mudanças ocorreram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, tem 8% das intenções de voto -1 ponto a menos do que na última pesquisa. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 11% e os outros candidatos têm 1%.
A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.
Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma tem 41%, Serra 19% e Marina Silva 6%.

A petista lidera em todas as regiões do país. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 68% dos votos contra 15% de Serra e 5% de Marina.
Já a melhor performance de Serra ocorre na região Sul, onde ele soma 31% e Dilma tem 47%.

Presidente Lula chega no dia 11 de setembro ao Rio Grande do Norte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá cumprir agenda no Rio Grande do Norte no dia 11 de setembro. A primeira data para a visita dele seria 16 de setembro, mas a antecipação foi feita a pedido de líderes políticos locais, como o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB.

Reunido com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o parlamentar peemedebista disse que dia 16 de setembro “seria tarde”. Foi a partir daí que o comando da campanha nacional do PT decidiu antecipar e promover a visita do presidente Lula no Rio Grande do Norte no mesmo período em que ele estará no Ceará. Em Fortaleza, o presidente desembarcará no dia 10 de setembro e no dia seguinte estará em solo potiguar.

A agenda do principal líder petista ainda não foi fechada, mas é certo que ele participará de um comício na cidade de Mossoró, principal colégio eleitoral da governadorável do DEM Rosalba Ciarlini.

O formato do comício de Lula será o mesmo usado na vinda de Dilma Rousseff. Haverá um palanque único onde lá estarão os dois candidatos ao Governo apoiados pelo líder petista, Carlos Eduardo e Iberê Ferreira, e os quatro candidatos ao Senado, Wilma de Faria (PSB), Garibaldi Filho (PMDB), Sávio Hacrkadt (PC do B) e Hugo Manso (PT).

Governo decreta ponto facultativo nesta segunda feira (6)

O governo do Estado decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas estaduais nesta segunda-feira (6) em virtude do feriado do dia 7 de setembro, que este ano cai numa terça-feira.

O decreto governamental será publicado na edição do Diário Oficial deste sábado (4). A medida vale para todos os órgãos da administração direta, Indireta, autarquias e fundações. À exceção fica para os serviços considerados essenciais, como de saúde e segurança, que não poderão sofrer interrupção.

Falta um mês para a realização do primeiro turno das Eleições 2010

Daqui a exatos 30 dias, 135.804.433 eleitores devem votar nas eleições gerais. No domingo, 3 de outubro, das 8h às 17h, será realizado o primeiro turno das Eleições 2010, ocasião em que poderão ser escolhidos os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.

O pleito contará com 420.182 seções, nas quais trabalharão 2.181.622 mesários distribuídos em todos os municípios do país e em 154 cidades no exterior. Aproximadamente 500 mil urnas serão disponibilizadas, incluindo as reservas, sendo que 550 serão utilizadas para votação, no exterior, de 200.392 brasileiros, que requereram transferência do domicílio para os países em que vivem atualmente.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

RN tem o terceiro maior PIB per capita do Nordeste, aponta IBGE

O Rio Grande do Norte tem o 3º maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Nordeste. A informação é da quarta publicação da série Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Brasil 2010 (IDS Brasil 2010), lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE nesta quarta-feira (1º). De acordo com a pesquisa, o RN fica atrás apenas dos estados de Sergipe e da Bahia.

Baseado em dados de 2007, o RN presenta uma população em torno de 3.013.714 habitantes com um PIB total de R$ 22.926.000.000 e o PIB per capta de R$ 7.607.

Segundo o IBGE, o crescimento da produção líquida e serviços é um indicador básico do comportameno da economia.O PIB Per Capita “ sinaliza” sobre o comportamento da economia ao longo do tempo, embora, insuficiente como indicador para expressar o grau de bem estar da população, principalmente, nas circunstâncias de desigualdade da distribuição de renda.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tracking Vox/Band/iG: Dilma tem 51% e Serra fica com 25%

Na primeira medição do tracking encomendado pelo iG e pela Band ao Instituto Vox Populi, a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, aparece na liderança, com 51% das intenções de voto. O cenário, que daria à petista a vitória no primeiro turno, mostra o adversário tucano José Serra com 25%. A candidata do PV, Marina Silva, aparece em seguida, com 9%. Outros candidatos obtiveram, juntos, 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 4%, enquanto os indecisos ficaram em 11%.

Fátima diz que eleição será decidida no segundo turno e confirmou vinda de Lula ao RN

As pesquisas eleitorais para o Governo do Estado, que aponta Rosalba Ciarlini (DEM) como líder, têm causado inquietação na base do Presidente Lula no Rio Grande do Norte, que agora aposta no segundo turno para vencer as eleições com o governador e candidato a reeleição, Iberê Ferreira (PSB), e o apoio do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT).

Fátima Bezerra, coordenadora da campanha lulista no RN – que tem como candidatos Dilma Rousseff (PT) e Iberê Ferreira (PSB), além dela própria e outros -, disse na manhã desta quarta-feira (1) que aposta no segundo turno. “Essa campanha vai para o segundo turno sim e tenho certeza que a base de Lula e Dilma [Iberê e Carlos Eduardo] estará unida no segundo turno”, argumenta.

Para fortalecer a aposta no segundo turno, Fátima reafirmou que o presidente Lula estará no Rio Grande do Norte em setembro, provavelmente nos dias 15 e 16 de setembro. “Claro que queremos que Lula venha porque ele simboliza o fortalecimento da chapa com eles [Iberê e Carlos Eduardo] na campanha deste ano”, explica.