Homenageia os professores.
Dilma não se cansa de dizer que educação de qualidade depende de profissionais valorizados. Já Serra arrochou salários, tornou a profissão precária, reprimiu protestos pacíficos, mandando até a polícia bater em professores.
O governo Lula, com Dilma, procurou valorizar nossos mestres, e investiu com prioridade em educação.
Instituiu o piso salarial dos professores, um sonho da categoria que virou realidade.
Contratou milhares de novos professores, tanto para cobrir o déficit que já havia, como para atender a ampliação da rede de ensino federal.
Investiu como nunca na formação dos profissionais, promovendo cursos de qualificação e criando a Universidade Aberta do Brasil.
Os investimentos em educação são muitos, mas podemos citar alguns:
- Verbas para Educação foram multiplicadas (os valores saltaram de 12,3 para R$ 44,8 bilhões);
- Expansão das Escolas Técnicas Federais (Em oito anos de mandato, terão sido implantadas mais escolas técnicas do que foi feito em todo o século passado);
- Expansão do ensino superior federal;
- Ampliação do nº de vagas em universidades;
O Governo Lula ampliou de 113,9 mil para 222,4 mil o número de vagas oferecidas entre 2003 e 2010, nas universidades federais.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) concede bolsas de estudo integrais e parciais para universidades privadas, destinadas a jovens com renda per capita familiar de até três salários mínimos. O programa, criado em 2004, tem 704.637 bolsistas, sendo 70% de bolsas integrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: