quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Renovação na Assembleia do RN representa troca de gerações da política

Como consequência das eleições deste ano, oito das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa (AL) foram renovadas. Dos novos deputados, quatro são filhos de políticos antigos e exercerão o primeiro mandato eletivo a partir de janeiro. Já os outros quatro possuem trajetórias políticas distintas. A renovação na Assembleia representou a troca da velha pela nova geração de famílias políticas tradicionais no estado, a volta de antigos político à atividade e a inserção de dois novos nomes no cenário estadual.

Para a próxima legislatura, a Assembleia receberá George Soares (PR), filho do ex-deputado federal Ronaldo Soares; Gustavo Fernandes (PMDB), filho do ex-deputado estadual Elias Fernandes; e Fábio Dantas (PHS), filho do deputado estadual Arlindo Dantas (PHS). Também se elegeram deputados estaduais o vereador de Natal Hermano Morais (PMDB), o ex-prefeito de Parnamirim Agnelo Alves (PDT), o ex-governador Vivaldo Costa (PR) e o ex-prefeito de Santa Cruz, Luiz Antônio Lourenço de Farias, o Tomba (PSB).

Deixarão a legislatura estadual a partir de 2011 os deputados Robinson Faria (PMN), eleito vice-governador; Lavoisier Maia, que se aposentou da vida pública; Wober Júnior (PPS), derrotado na disputa por uma vaga na Câmara Federal; Álvaro Dias (PDT), que não concorreu à reeleição; Paulo Davim (PV), eleito primeiro suplente do senador Garibaldi Filho (PMDB); Luiz Almir (PV), Salismar Correia (PHS) e José Adécio (DEM), derrotados na disputa pela renovação dos seus respectivos mandatos.

Na expectativa para o início do mandato, os "marinheiros de primeira viagem" entram ansiosos para colocar os seus projetos em prática. Os veteranos já estão acostumados com o funcionamento da Casa. Os ex-prefeitos que assumem o mandato entram empunhando a causa municipalista. O novo perfil da Assembleia é a mistura do velho com o novo.

Primeiro mandato no Legislativo

Fábio Dantas

Filho de Arlindo Dantas, o deputado estadual eleito Fábio Dantas (PHS), 39 anos, vai para a Assembleia com o intuito de acabar com a disputa política da Casa. "Não serei governo nem oposição. Votarei em favor dos interesses do Rio Grande do Norte. O que for bom terá meu sim. O que for ruim terá meu não. Acho um absurdo o que a oposição fez com o orçamento do atual governo", declarou.

Fábio é advogado e prometeu, na Assembleia, defender a geração de emprego e renda para a juventude e terceira idade. "Minha principal bandeira será a geração de emprego e renda para o jovem e o velho. Vou apresentar um projeto de lei para criar postos de trabalho para pessoas entre 45 e 70 anos. Minha luta também vai englobar a qualificação profissional", afirmou.

Gustavo Fernandes

Vendo desde criança a família ligada à política, o publicitário Gustavo Fernandes, 32 anos, filho do ex-deputado estadual Elias Fernandes (PMDB), decidiu se dedicar à causa pública. Em entrevista ao Diário de Natal, Gustavo declarou quea principal causa defendida por ele no legislativo estadual será o Turismo. "Eu terei várias bandeiras, mas focarei no crescimento do turismo, principalmente o rural, que é pouco valorizado".

O deputado frisou que cidades como Portalegre, Serra de São Bento e Martins possuem grande potencial turístico, mas, segundo ele, não recebem os investimentos devidos. "Também vou fiscalizar as ações do Executivo. Ouvirei o deputado Henrique, meu líder, e o partido. Mas a tendência é que eu siga na oposição ao governo Rosalba Ciarlini (DEM), já que apoiei a candidatura do governador Iberê Ferreira (PSB)", finalizou.

Dibson Nasser

Apoiado pelo pai presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), Dickson Nasser (PSB), o deputado estadual eleito Dibson Nasser (PSDB), 36 anos, foi o 11º candidato mais votado do estado, com 41.833 votos. O futuro parlamentar prometeu, logo que foi eleito, atuar a serviço da juventude. "Aprendi muito com meu pai. Mas, agora, ao entrar na política, quero fazer a diferença para a juventude", disse.

Com a derrota do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), o jovem deputado tucano será dono do mandato mais importante da legenda para o Estado. Ele já está afinado também com os ideiais nacionais da legenda. Ele prometeu empenho na campanha pela eleição do presidenciável José Serra. Dibson atua no mercado profissional como analista de sistemas e se candidatou a deputado após um pedido do pai.

George Soares

Natalense radicado em Assu, o deputado estadual eleito George Soares (PR) irá recuperar a vaga deixada por seu pai, Ronaldo Soares, que exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa. O parlamentar deverá integrar a bancada de oposição ao governo Rosalba Ciarlini (DEM). George prometeu seguir a posição do seu líder, deputado federal João Maia (PR), que já declarou que não vai aderir ao governo democrata.

Em entrevista a imprensa de Assú, o futuro parlamentar reforçou a lealdade a João Maia. "Meu posicionamento vai ser o mesmo do deputado federal João Maia, que é o meu líder. Fiz uma campanha propositiva, uma campanha falando da juventude, uma campanha tranquila. Quero agradecer ao governador pelo apoio. Iberê é um homem honesto e registro minha admiração por ele", declarou, após o resultado da eleição.

Hermano Morais

O vereador e deputado estadual eleito Hermano Morais, 47 anos, é bancário concursado da Caixa Econômica Federal, advogado e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, ele exerce seu quarto mandato na Câmara Municipal de Natal. Na última eleição, ele recebeu 9.386 votos, sendo o quarto mais votado na cidade.

Durante a eleição, Hermano apoiou a candidatura do governador Iberê Ferreira (PSB). No entanto, historicamente o peemedebista não possui dificuldades para aderir ao Executivo. Sob a liderança do deputado federal Henrique Eduardo (PMDB), Hermano é taxado por correligionários como "um homem de partido", devido á obediência às diretrizes da legenda.

Tomba

Sexto candidato a deputado estadual mais votado do estado, o ex-prefeito de Santa Cruz,Luiz Antônio Lourenço de Farias, o Tomba (PSB), não comemorou a vitória em consideração ao governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), tido como o grande responsável pela sua eleição. Ao ser confirmada sua vitória, Tomba prometeu fazer oposição ferrenha à governadora eleita. Ele disse que será um fiscalizador das promessas dela.

"Infelizmente, não deu para o meu grande parceiro e amigo Iberê Ferreira se reeleger. Nós fizemos o que pudemos. Espero que agora as pessoas que tanto prometeram, façam algo pelo Rio Grande do Norte. Esse resultado, sem Iberê, só aumenta o peso e a minha responsabilidade na Assembléia. Vou cobrar o que prometeram. Vou ficar vigilante pelo nosso povo e vou honrar todos os votos dados a mim", prometeu.

Agnelo Alves

O deputado estadual eleito Agnelo Alves nasceu em Ceará-mirim, na Região Leste Potiguar do Estado do Rio Grande do Norte, em dia 16 de Julho de 1932. Duas vezes prefeito de Parnamirim, Agnelo resolveu disputar ir para a Assembleia com o intuito de ajudar na candidatura do filho, Carlos Eduardo (PDT), a governador. Mas a estratéga não deu certo. A candidatura de Carlos não foi bem nem em Parnamirim.

Eleito com mais de 30 mil votos, Agnelo promete levar inovações para a política com o seu mandato. Ele disse que terá uma postura de independência em relação ao governo de Rosalba Ciarlini. Jornalista tarimbado e crítico da política brasileira, a chegada de Agnelo à Assembleia gera expectativa na classe política.

Por Allan Darlyson, especial para o DIÁRIO DE NATAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: