quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Apesar dos avanços: Brasil precisa de mais investimento na educação

A deputada Fátima Bezerra (PT) registrou nesta terça-feira, 7, na tribuna da Câmara dos Deputados o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). O programa tem a finalidade de produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais.

A parlamentar ressaltou a melhoria nos índices educacionais do Brasil, mas destacou que ainda estão abaixo do ideal. “O Brasil aparece entre os países que mais evoluíram na educação nesta década, no entanto, este avanço ainda está muito distante do desejado, pois, se é verdade que em 2000 a média brasileira era de 368 pontos e agora avançamos para 401 pontos, quero também destacar que, na tabela geral, o Brasil ainda se encontra entre os piores colocados no ranking internacional de ensino, ficando na 53ª posição”, destacou.

Segundo dados do PISA, na América Latina, o Brasil superou a Argentina e a Colômbia, mas ficou 19 pontos atrás do México, 26 pontos atrás do Uruguai e 38 pontos atrás do Chile. Na avaliação por Estados, evidenciou-se que o Estado melhor avaliado foi o Distrito Federal, seguido por mais nove Estados. Todos eles superaram inclusive a média nacional. Na média nacional, o Brasil cresceu principalmente em Matemática e apresentou um resultado melhor entre os alunos da rede federal de ensino.

“Na verdade, o bom resultado apresentado no ensino oferecido pela rede federal mostra que, quando se investe no professor, quando se investe em laboratórios, quando se investe na educação escolar, esses fatores acabam sendo componentes muito importantes para melhorarmos a qualidade da educação.”, complementou a deputada Fátima.

A deputada disse que o Brasil está no rumo certo, avançando na melhoria da educação e que precisa de mais investimentos. “O ministro Fernando Haddad e a sua equipe têm sido muito competentes no que diz respeito aos investimentos voltados para a expansão e fortalecimento da política educacional no País, mas esses resultados evidenciam a necessidade urgente de mais e mais investirmos na educação.”

A valorização profissional do magistério público foi outro ponto apresentado pela deputada Fátima como fundamental para a melhoria da educação. “Seguramente, o principal desafio do século XXI é investir na educação, e aí é preciso não descuidarmos da formação e do salário do professor. O piso salarial pago ao magistério de um mil e poucos reais é um piso muito baixo, inclusive ainda não vem sendo cumprido.”, protestou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: