segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vereador assume presidência do PT na presença dos dois candidatos ao governo


A partir de hoje o Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Norte está sob nova direção. O vereador no município de São Gonçalo do Amarante Eraldo Paiva será empossado como presidente do diretório estadual numa solenidade que acontece às 9h no prédio Liceu das Artes, na Cidade Alta. Além dele, mais 45 filiados ingressam do diretório. Eles foram escolhidos através do Processo de Eleições Diretas do Partido (PED), que aconteceu em novembro de 2009.

O PT é o único partido no Brasil a realizar eleições internas para a escolha dos seus representantes. De acordo com a assessoria de imprensa do PT, também confirmaram presença o vice-governador Iberê Ferreira (PSB) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), os dois candidatos ao governo do estado que trabalham para conquistar o apoio do partido.

Logo após a cerimônia de posse, segundo Eraldo, os membros do antigo e novo diretório se reunirão para planejar as ações do partido em 2010. Entre os assuntos que serão discutidos está o apoio, ou não, a candidatura de Iberê. "Já temos uma resolução, que foi assinada numa reunião do diretório há cinco meses, onde fala da nossa intenção em manter a unidade da base aqui no estado, com uma única candidatura. Isso não foi esquecido. Mas nosso objetivo central é a eleição da ministra Dilma Rousseff. Mas dentro na nossa resolução, temos uma aliança preferencial com o PSB. Lógico que passarm muitos meses e os membros do partido vão conversar ainda. Mas garanto que não vamos decidir nada agora", disse Eraldo.

Diferente do resultado nas eleições do diretório municipal, que escolheu o ex-vereador Fernando Lucena no primeiro turno do pleito, no diretório estadual, o resultado da disputa só foi conhecido no mês seguinte, depois que o candidato José Olavo, da tendência Movimento PT - que teve o apoio da deputada federal Fátima Bezerra -, desistiu da disputa tendo em vista a grande diferença de votos em relação ao seu adversário. Paiva saiu na frente, com 49,7% dos votos e Olavo seguiu com desvantagem de quase 10%. (40%).

De saída

Desde 2005 na presidência do diretório estadual, Geraldo Pinto diz que sai do cargo com o sentimento de missão cumprida. "Fiz minha obrigação, tanto que a maioria do partido elegeu o presidente que tem a mesma linha pensamento politco que eu e o deputado Fernando Mineiro seguimos. Será uma década com esse pensamento. Me sinto honrado e agradecido pela confiaça, por ser eleito duas vezes. Eu que não tenho mandato e nem cargo de confiança, tive a honra de presidir o PT no RN. Em 2002 e 2006 coordenei a campanha do presidente Lula e consegui me postar diante da classe política. Hoje o PT dialoga com setores mais amplos da sociedade. Tivemos vitórias e derrotas, como a saída de Paulo Davim do diretório. Mas em 2006, pela primeira vez fizemos alianças com partidos além da esquerda", disse.

Segundo Geraldão, o que se assiste hoje no PT no RN é contraditório. "Os espaços políticos foram ampliados mas a representação diminuiu. Temos um deputado eleito em 2002 que saiu do partido em função da crise nacional que o PT sofreu. Depois o fracasso nas eleições municipais de 2008, que provocou um sentimento de derrota no partido. Mas acredito que Eraldo vai ter muitas possibilidades. Nós dobramos o número de filiados. Em 2001 tínhamos 33 diretórios e hoje mais de 100. O PT está em 142 municípios. Mas há muitas coisas a serem feitas, alguns ajustes. Mas hoje o PT participa com mais maturidade na política do RN", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: