domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pesquisa Datafolha: Dilma sobe 5 pontos e encosta em Serra


A ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República Dilma Roussef cresceu cinco pontos percentuais e encostou no governador de São Paulo e provável rival na corrida, José Serra (PSDB). Segundo a pesquisa Datafolha, o tucano tem 32% das intenções de voto contra 28% da petista. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 2.623 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 24 e 25 de fevereiro. As informações são do jornal Folha de S.Paulo

A superioridade de Serra sobre Dilma nas intenções de voto caiu de 14 para 4 pontos percentuais, em comparação com a última pesquisa, que foi publicada em dezembro de 2009. A pesquisa indica ainda Marina Silva (PV) e Ciro Gomes (PSB) estagnados, respectivamente com 8% e 12% das intenções de voto.

Apesar do crescimento de Dilma, seria incorreto afirmar que ela e Serra estão em empate técnico. Segundo o Datafolha, para isso os dois só estariam empatados em 30% na “raríssima hipótese” de Serra estar no seu limite mínimo e sua adversária no máximo.

Eleições 2010: comparações inevitáveis

Nas campanhas eleitorais só não ocorrem comparações quando elas são realizadas na Lua. A discussão sobre esse assunto pautada por setores da imprensa é, portanto, bizantina. Se mais não fosse porque quem traça a tática e a estratégia de cada candidatura é o partido e a aliança que a sustenta.

Seria, com efeito, absolutamente esquisito se a tática da candidatura do PT fosse ditada por FHC ou por alguns de seus muitos aliados nos meios de comunicação. A campanha da ministra Dilma Roussef declina gentilmente das contribuições provenientes do campo da direita, inclusive porque ela dispõe de um acervo de realizações e de elaborações mais que suficientes para a construção de um discurso sólido. Ao contrário das viúvas do Consenso de Washington, que depois da queda do muro de Wall Street ainda hoje estão ao desamparo e sujeitos a surtos de desatino.

Embora a comparação entre os governos FHC e Lula seja imensamente favorável a Lula, esse certamente não será o único tema a ser abordado pela campanha do PT e de seus aliados. É claro, no entanto, que nem FHC, nem seus aliados na imprensa dispõem de força suficiente para calar a militância do PT e dos partidos aliados sobre este ou sobre qualquer outro assunto.

Evidente que artigos e declarações de FHC contendo ataques ao governo, ao presidente Lula, à ministra Dilma, ao governo e ao PT contribuem para viabilizar nossa tática de dar à eleição um caráter plebiscitário e serve também para colocar na pauta a lembrança do desastre que foi o governo FHC. O PT agradece a contribuição involuntária de FHC. Mas não deixa de perceber que ele é secundado por velhos coronéis que proferem grosserias reveladoras de seu DNA.

Mas quem certamente fica constrangido com as intervenções de FHC é José Serra que, agora, como em 2002, não quer assumir o legado de cinzas de seu amigo e tampouco quer confronto com a imensa popularidade do presidente Lula. Isso é compreensível, pois José Serra é candidato a Presidente da República e FHC é candidato apenas a salvar sua combalida biografia.

O PT e seus aliados seguirão em frente, articulando suas alianças com outros partidos e com os movimentos sociais, debatendo projetos gerais e setoriais e mobilizando as diferentes militâncias para começar a campanha pela eleição de Dilma Presidente da República.

O PT certamente não terá dificuldade em defender o governo Lula, um governo que retomou o crescimento econômico, com inclusão social em larga escala, com inflação sob controle, expansão da oferta de emprego, eliminação da dívida externa e redução substancial da relação dívida pública/PIB.

Para cumprir esta tarefa, o PT e seus aliados contarão com a ajuda da maioria do povo brasileiro que identifica no governo Lula o responsável pela melhoria de sua qualidade de vida, na elevação de nossa auto-estima e na ampliação da projeção internacional do país, como potência emergente, pacífica, próspera e independente.

Mas o partido pode muito bem tratar de outros assuntos, dos investimentos do PAC à defesa do Bolsa Família, passando por outros programas como a ampliação do Pronaf, o Luz para Todos, o Pró-Uni, entre outros.

O PT pode debater qualquer questão da política externa de pés descalços dos tucanos à política externa independente do governo Lula. Da Copa do Mundo de 2014, às Olimpíadas do Rio de Janeiro, de 2016, sem recusar temas tão caros aos tucanos e a seus aliados como a gripe suína, ou os alagões da Vila Romana, o Katrina de José Serra.

Os abusos da mídia. Sem surpresas.

Como era de se esperar as ilações da Folha sobre o caso Eletronet – no fundo uma tentativa do jornal de tentar impedir que o governo leve adiante o Plano Nacional de Banda Larga – pautou as revistas semanais que, de forma mais sensacionalista ou editorializada conforme o perfil de cada publicação, trouxeram matérias a respeito, tratando o assunto como o grande escândalo do ano. E, em mais um caso de abuso da mídia, a IstoÉ achou que daria ibope ressuscitar o mensalão nesta semana em que meu nome esteve nas páginas de todos os jornais e tentou ligar ao caso o ex-prefeito de Belo Horizonte e um dos coordenadores da campanha da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República, Fernando Pimentel. O emblemático da revista durou alguns minutos na mídia, até o Ministério Público desmentir a notícia, que acusava o ex-prefeito de ter superfaturado contratos da prefeitura de Belo Horizonte para pagar gastos de campanha do PT. Uma matéria, toda ela, fantasiosa e com objetivos eleitorais. A gravidade, na matéria de IstoÉ, é o vazamento de todos os autos do processo que corre em segredo de justiça.

A Veja, além de reproduzir as matérias caluniosas da Folha, acrescenta outras, tentando vincular meu nome ao caso do russo Boris Berezovsky; aos negócios do empresário Carlos Slim, que atua no setor de telecomunicações em toda América Latina; e não satisfeita, a fusão da Oi/Brasil Telecom. Só falta agora me acusarem de ter sido o responsável pela compra da GVT pelo grupo francês Vivandi, como se eu fosse responsável por tudo que acontece no mercado de telecomunicações no país e o ator de um movimento, mundial, de concentração de empresas do segmento.

No caso do russo, relembro aqui que houve um inquérito e um processo, meu sigilo foi quebrado durante 90 dias, um abuso de autoridade. Aliás, meu e de mais quatro pessoas ligadas a mim e, no final, nada contra mim, ou seja, as investigações provaram que nada tive a ver com isso. Idem com relação à fusão Telemar/Brasil Telecom. Repito: não dou consultoria para eles e a fusão das duas empresas foi púbica e eu sempre a defendi por entender que é importante para o país ter uma empresa nacional forte no mercado de telecomunicações. Da mesma forma, são infundadas as conclusões de Veja com relação a Slim e, mesmo que eu desse consultoria a esse empresário não teria nada demais, uma vez que nada me impede de dar consultorias, e não seria sobre a regulação do setor Brasil, pois estou fora do governo há 5 anos.

O estranho é que a Veja sabe, e não fala nada, sobre todos os ex-ministros, ex-embaixadores, ex-diretores do BC, que são empresários, advogados, consultores, donos de bancos, de corretoras. É engraçado que só eu sou criminalizado. Coisas da vida.

Desmentido

Quero comentar aqui também a insistência da Folha que, mesmo sem novidades, mantém o assunto em suas páginas e insiste em associar meu nome a Eletronet e seu sócio privado Nelson Santos, que foi meu cliente na consultoria. A Folha diz que participei ativamente da decisão sobre os rumos da Eletronet, notícia desmentida em entrevista de Luiz Gushiken, publicada pelo jornal O Globo. Na matéria, Gushiken conta que foi em sua gestão à frente da Secretaria de Assuntos Estratégicos no governo que começou a se pensar no uso da rede de fibras da Eletronet.

Na matéria, Gushiken afirma que não conhecia o empresário Nelson dos Santos e que meu nome está sendo envolvido injustamente no caso. “Quem começou a tocar esse assunto foi eu. O Zé Dirceu não tem absolutamente nada a ver com esse tema ou com todos os protagonistas que estão sendo anunciados hoje, e que são os mesmos da época”, afirmou Gushiken ao Globo.

MPF: “Não há nenhuma prova ligando Pimentel ao mensalão”


Por meio da assessoria do Ministério Público Federal, de Minas Gerais, o procurador Patrick Salgado Martins afirma que os fatos narrados pela revista IstoÉ “estão fora de contexto”. O coordenador da campanha de Dilma Rousseff e ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), não foi denunciado no caso do mensalão.

Segundo o MPF, o procurador ressalta que os denunciados - Glauco Diniz Duarte e Alexandre Vianna de Aguilar - “cederam uma conta aberta por eles no exterior para o esquema do mensalão. Ou seja, eles fizeram parte do esquema. A ligação deles com Pimentel é a de que eles foram os empresários que venceram a licitação da Olho Vivo”.

O procurador acrescenta: “Não há nenhuma prova ligando (Fernando) Pimentel ao mensalão. Obviamente, por essa razão, ele não foi denunciado. Se houvesse alguma prova, isso teria acontecido.”

O MPF avisa que não vai se pronunciar sobre qualquer outro fato porque o processo encontra-se em segredo de justiça.

A revista IstoÉ que chegou nesta sexta-feira às bancas trouxe uma reportagem sobre o relatório final do que chama de “Mensalão do PT”, com 50 depoimentos colhidos pela Justiça Federal. Na interpretação da revista, “ele (Fernando Pimentel) é apontado como um dos operadores da remessa ilegal de recursos para o Exterior, depois usados para pagamentos de dívidas do PT com o publicitário Duda Mendonça”.

ISTO É Mistura alhos com bugalhos para tentar atingir a campanha de Dilma

Na semana em que dois dos assuntos mais importantes da política nacional são a derrocada do esquema de corrupção do governador do Distrito Federal e a cassação do prefeito de São Paulo, ambos do Democratas, principal aliado do PSDB, maior adversário do PT na próxima eleição, a revista Isto É resolveu embaralhar tudo, ressuscitar o chamado mensalão de 2005 e, para tentar empatar o jogo, me citar como um dos envolvidos no recebimento de verbas irregulares. Como se diz no jargão jornalísico, trata-se de uma barriga da Isto É. A intenção óbvia é causar danos à imagem de um dos coordenadores da campanha da ministra Dilma Rousseff à presidência. Mas não vai colar.

Para que sua história pareça verossímil, a revista mistura alhos com bugalhos e faz ilações sem qualquer apoio na realidade. Aproveita-se do fato de a prefeitura de Belo Horizonte, então sob minha gestão, ter contratado a Câmara de Dirigentes Lojistas para um projeto de instalação de câmeras de seguranças nas ruas do centro da cidade.

Para incluir o meu nome em sua reportagem, a Isto É lançou mão de uma coincidência: o diretor financeiro daCDI à época do convênio para a instalação de câmeras mais tarde foi identificado como doleiro supostamente envolvido com o chamado mensalão.

O convênio entre a prefeitura de Belo Horizonte e a CDI nunca foi alvo de ação da justiça. O projeto está em vigor até hoje, sem contestações, agora sob a responsabilidade da Polícia Militar. Como prefeito, nunca fui inquirido, indiciado ou denunciado por este convênio de jurisdição municipal.

É que fique bem claro: nunca fui, também, inquirido, indiciado, denunciado e sequer ouvido por qualquer ligação, ainda que indireta, com o chamado mensalão. Jamais fui convocado pela justiça para depor ou mesmo prestar esclarecimentos sobre qualquer destes assuntos. Jamais fui chamado para falar a uma CPI ou outro tipo de comissão. Não há e nunca houve nada, rigorosamente nada, que me ligue, direta ou indiretamente, ao chamado mensalão ou a qualquer outro tipo de irregularidade.

Na ocasião (2005) a assessoria de comunicação da PBH divulgou o seguinte esclarecimento:

Projeto Olho Vivo - 2005

1.) O projeto de vigilância eletrônica da região central foi elaborado pela Polícia Militar de Minas Gerais. Em 2002, foi desenvolvida uma experiência piloto na região da Savassi. A partir dessa experiência, a PM buscou o financiamento junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, o que não foi possível. A CDL, então, demonstrou interesse em colaborar com a implantação do sistema de monitoramento da área central como forma de reduzir os prejuízos do comércio local. Só nesta fase, o município integrou, como parceiro, o projeto Olho Vivo.

2.)O convênio assinado em 14 de janeiro de 2004 previa a instalação de câmeras de segurança na área central da cidade. O total dos recursos empregados foi de R$ 4,2 milhões, que foram repassados pela Prefeitura à CDL, em três parcelas de R$ 1,4 milhão. Os repasses foram realizados nos dias 18 de março, 15 de abril e 20 de julho de 2004, conforme comprovam registros oficiais da Prefeitura de Belo Horizonte. Tendo, inicialmente, previsão de vigência para 11 meses, após o pagamento da terceira parcela, o convênio se extinguiu em 14 de dezembro de 2004. Foram instaladas 72 câmeras, tendo sido feito todo o cabeamento necessário para a interligação das mesmas com a sede do Comando de Policiamento da Capital (CPC – PMMG).Durante toda a vigência do convênio, não houve qualquer contestação à sua legalidade.

3.)O instrumento jurídico adequado a materializar a união de Estado, município e sociedade civil em torno da promoção do bem comum, por definição legal, é o convênio. Dada à sua natureza, não há que se falar em licitação, pois não existe aí relação contratual ou qualquer interesse que se confronte com o interesse publico. De qualquer forma, a escolha das câmeras e a contratação de terceiros implicou em procedimentos seletivos com vistas a obter o menor preço e a melhor qualidade e estes procedimentos, a cargo da CDL e da Polícia Militar de Minas Gerais, foram convenientemente adotados.

4.)As câmeras foram instaladas obedecendo os critérios do projeto. Entre 13 de dezembro de 2004 e 12 de fevereiro de 2005,a Polícia Militar registrou redução de 34,69% no índice de criminalidade, em comparação com o mesmo período do ano anterior, na região atendida pelo Olho Vivo. Só os arrombamentos a prédios comerciais caíram 42,53%. Houve um aumento de 10% no número de freqüentadores do hipercentro.

5.)Com relação à acusação de que a fornecedora dos equipamentos seria uma empresa fantasma, a defesa apresentada pela Procuradoria Geral do Município, quando da ação movida pelo Ministério Público Estadual, mostrou que o documento juntado pelo próprio MP comprova a regularidade da inscrição estadual da empresa fornecedora dos equipamentos à época da emissão das notas fiscais, constando a situação cadastral vigente “HABILITADO”, conforme aparece na data da consulta em 17 de novembro de 2004. O pedido inicial do MP foi indeferido pelo Juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública Municipal, Judimar Biber Sampaio, por inexistência do objeto da ação. Não há outra representação sobre o assunto em curso na Justiça de Belo Horizonte. A mesma nota fiscal, inclusive, foi apresentada pela CDL ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para fins de prestação de contas do financiamento concedido pelo banco.

6.)A análise da prestação de contas feita pela CDL à Prefeitura não identificou qualquer irregularidade na documentação e no objeto fim do convênio. A Prefeitura está resguardada pelo convênio na hipótese de o inquérito do Ministério Público comprovar qualquer problema no processo seletivo da compra das câmeras levado a cabo pela CDL com a consultoria técnica da Polícia Militar e pode adotar as medidas necessárias em defesa do interesse público municipal. A Prefeitura esclarece ainda que não houve qualquer repasse de informações sigilosas do banco de dados do município para a entidade ou seus representantes.

7.)A respeito da reportagem publicada pela “Isto é”, que serviu de fonte para a matérias publicadas na imprensa, a Prefeitura de Belo Horizonte informa que está entrando na Justiça contra a revista, pelo fato de a matéria ser pura especulação e conter uma série de erros, acima esclarecidos. Até os documentos de remessa de dinheiro para o exterior, publicados pela revista como possível prova de irregularidades, são de datas bem anteriores (julho e agosto de 2003) à assinatura do convênio e ao desembolso das parcelas.

MAIS DE 60 PREFEITOS PRESTIGIAM MISSA DE ANIVERSÁRIO EM HOMENAGEM A IBERÊ


Milhares de pessoas participaram na manhã deste sábado (27) da missa em Ação de Graças pelo aniversário do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que comemorou também 40 anos de vida pública, na Igreja Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.

Mais de 60 prefeitos de todas as regiões do Rio Grande do Norte prestigiaram a comemoração, assim como deputados federais e estaduais, ex-prefeitos, vereadores e lideranças.

A vida pública do atual vice-governador foi destacada nas palavras de homenagens do vice-prefeito de Santa Cruz e filho de Iberê, João Olímpio Ferreira de Souza.

Emocionado, Joca pediu licença aos políticos presentes para falar de “Iberê como pai, um exemplo para nossa família e o meu referencial”.

A governadora Wilma de Faria foi objetiva ao falar do vice-governador, a quem caracterizou como fiel, ético e leal.

“O sucesso de Iberê é o sucesso do Rio Grande do Norte e de seu povo. Estou 100% com você, Iberê, nesta luta”, enfatizou.

O deputado federal João Maia foi um dos políticos a ressaltar o prestígio que Iberê tem com os prefeitos e a responsabilidade de continuar o da governadora Wilma de Faria e do presidente Lula “A quantidade de pessoas aqui, hoje, demonstra que essa luta não é apenas sua, é nossa, é de todo o Rio Grande do Norte”.

Já Henrique Alves garantiu o apoio de seus liderados no PMDB ao vice-governador.

“Que o PMDB de Aluízio Alves se prepare. Os prefeitos do PMDB estão com você”.

O deputado federal disse ainda que, em reunião com o presidente Lula, pedirá atenção especial do presidente a Iberê.

Emocionado, o vice-governador agradeceu ao padre Valdair Lira e a todos os presentes “Em toda a minha vida pública, nunca tive inimigos, tive adversários políticos. E não terei medo de enfrentá-los nessa luta pelo Rio Grande do Norte”, garantiu Iberê.

O vice-governador fez questão de citar o nome dos mais de 60 prefeitos presentes. Os deputados estaduais Ezequiel Ferreira, Márcia Maia, Wober Júnior, Nélter Queiroz e Gustavo Carvalho também foram prestigiar Iberê.

40 anos de vida pública – Natalense, nascido em 27 de fevereiro de 1944, Iberê é advogado de formação e tem em sua carreira política dois mandatos como deputado estadual (1971 a 1979) e seis mandatos como deputado federal. O atual vice-governador é também titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e assume o Governo do Estado a partir de abril, com a descompatibilização da governadora Wilma de Faria.

FONTE: Assessoria de Imprensa

FOTO: Alberto Leandro

PREFEITÁVEL O SECRETARIO PAULO BEZERRA FALA AO BLOG DO VEREADOR WASHINGTO LUIZ


Foi púbicado nos blogs, que uma pesquiza aponta Paulo Bezerra atual Secretário de Obras em boas condições para uma possivel candidatura a sucessão do Prefeito Assis da Padaria nas eleições de 2012. Comenta-se nas rodas de conversas que o Ex-Prefeito Neto Correia irá colocar o seu nome e o de sua filha Atual Vice-Prefeita Maria Eugênia na pretenção de disputar a Prefeitura. Além do Vereador Dr. Lelo ( PT ) também está analisando e apresentará o seu nome para a disputa. Comenta-se ainda que o Prefeito Assis da Padaria tem um compromisso com os Irmãos Raimundo e Carlinhos Miguel emprésarios santanenses do Grupo São Miguel no ramo de Padarias. O titular deste blog procurou o Secretário e numa conversa espontânea Paulo Bezerra, mostrou-se interessado e disse que tem vontade, tem serviços prestados ao município pois trabalhou na Administração do Prefeito Neto Correia, com o Prefeito Assis Santos (Dr. Assis), e na administração de João Lopes e vai apresentar seu nome como pré candidato a sucessão de Assis Silva, Paulo é filiado ao PSB e falou que o Prefeito mandou faser uma avaliação do seu secretariado e que ele foi o 1º colocado, sinal de que a população reconhece o seu trabalho, não vai impor sua candidatura mais espera que seja analizado ja que entende que ele é um candidato que pode unir as bases aliadas, entre Padaria e Correia. Sabe que vai existir outros candidatos, e que ele não tem a condição financeira mas tem força de vontade e condições para administrar o município de Santana do Matos.

Fonte: Blog do Vereador Washington Luiz

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Candidatura irreversível


A governadora Wilma de Faria voltou ontem de Brasília no mesmo voo que os deputados Henrique Eduardo Alves e Fábio Faria. Ao conversar com o deputado Henrique, a governadora, mais uma vez, disse que a candidatura dela ao Senado é irreversível. Wilma de Faria afirmou que não há nenhuma possibilidade de haver um recuo nessa decisão. E lembrou que sempre cresce quando vai às ruas no decorrer das campanhas, portanto não teme a disputa. O deputado Henrique Eduardo concordou com a avaliação.

A diferença entre o político e o ladrão

- Qual a diferença entre o político e o ladrão?, perguntou o mestre Millôr Fernandes.

Um leitor, o paulista Fábio Viltrakis, respondeu:

- Caro Millôr, após longa pesquisa cheguei a esta conclusão : a diferença entre o político e o ladrão é que um eu escolho, o outro me escolhe.

E Millôr, é claro, replicou:

- Puxa, Viltrakis, você é um gênio... Foi o único que conseguiu achar uma diferença!

FHC dá um chega pra lá no DEM


Vai de ladeira abaixo, o restinho de prestígio do Democratas que nasceu Arena, virou PDS, transformou-se em PFL e adotou a sigla DEM em busca de uma modernidade que nunca chegou.

Os escândalos do Distrito Federal, capitaneados pelo governador e o vice que o partido elegeu em 2006, José Roberto Arruda e Paulo Octávio, continuam fazendo um barulho ensurdecedor.

Hoje, por exemplo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso seu um chega pra lá público no partido que tem entre os seus principais líderes o senador potiguar José Agripino Maia.

No Rio, FHC disse que mesmo sem o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o nome mais desejado para ser o vice do governador paulista José Serra na disputa da sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, os tucanos podem escolher uma chapa puro sangue.

Trocando em miúdos, o sonho do Democratas em indicar o companheiro de Serra está prestes a se desmanchar.

Afinal, quem é que quer carregar pelo país afora alguém que pode facilmente ser ligado aos meliantes José Roberto Arruda e Paulo Octávio?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VEREADOR LELO TEM CONFESSADO A AMIGOS QUE PRETENDE DISPUTAR A SUCESSÃO DO PREFEITO ASSIS DA PADARIA


Vereador no seu segundo mandato, Ex presidente da Câmara e ex vice-prefeito por duas vezes do Município de Santana do Matos, o vereador Dr. LELO, segundo informações tem manifestado a alguns amigos, interesse em disputar em 2012 o cargo de prefeito do seu Município.

As informações são de que Dr. Lelo tem o apoio do seu partido, o PT e deve buscar apoio de outros partidos, bem como do prefeito Assis da Padaria para viabilizar o seu Projeto político para 2012.

Procurado pelo BLOG Dr. Lelo, desconversou e disse que estava muito cedo para falarmos em 2012, primeiro vamos pensar em 2010 e só depois vamos pensar em 2012, concluiu o Vereador.

Haddad: campus da Ufersa em Pau dos Ferros será viabilizado


Em reunião com a governadora Wilma de Faria e as deputadas Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado, o ministro da Educação, Fernando Haddad, firmou o compromisso de consolidar o campus de Caraúbas em 2010 e de viabilizar a implantação do campus de Pau dos Ferros.

“Vamos resolver governadora”, enfatizou o ministro Haddad referindo-se ao campus da Ufersa em Pau dos Ferros. Haddad destacou ainda que o Rio Grande do Norte é o estado mais bem contemplado, proporcionalmente, com a expansão dos Institutos Federais de Educação Profissional e tecnológia (IFRN).

Além da Ufersa, a governadora Wilma e as deputadas trataram de outros projetos da área de educação para o RN.

Dirceu diz que Folha joga sujo para atacar banda larga do governo


Em resposta à matéria publicada nesta terça-feira pela Folha de S. Paulo, o ex-ministro José Dirceu disse que o jornal joga sujo para atacar o plano de banda larga do governo. No seu blog, José Dirceu diz que foi surpreendido com a manchete da Folha de S.Paulo (’Nova Telebrás beneficia cliente de Dirceu’), extraída da reportagem ‘Dirceu recebe de empresa por trás da Telebrás’.

Segundo ele, a matéria é preparada sob encomenda para atingir dois objetivos: 1) atacar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal; 2) levantar suspeitas sobre minha participação em uma disputa que corre na Justiça do Rio de Janeiro, entre os credores da empresa Eletronet, seus sócios privados e o governo, pelo controle do ativo de 16 mil km de fibras ópticas.

- Uma disputa, repito, judicial, sobre a qual nem eu, nem qualquer cidadão tem condições de interferir. Exista ou não o PNBL e a reorganização da Telebrás, os credores, os proprietários da Eletronet e o governo federal terão que responder pelos passivos e ativos da Eletronet. E cada um poderá ser prejudicado ou beneficiado - afirma o ex-ministro.

- Há que se lembrar que já existe liminar favorável ao governo, concedida pela Justiça do Rio determinando a reintegração de posse de parte dos ativos da Eletronet (as fibras “apagadas” ou não utilizadas atualmente) a empresas do grupo Eletrobrás. Logo, sugerir que minha atuação na consultoria que dei sobre rumos da economia na América Latina tenha algo a ver com uma possível decisão que não cabe ao governo, mas ao Poder Judiciário, é uma ilação descabida e irresponsável do jornal - enfatiza Dirceu no blog.

- Ligar meu nome ao PNBL e a um suposto favorecimento de um dos proprietários da Eletronet apenas porque dei consultoria a ele é típico da Folha, que já vinha atacando o Plano com a teoria conspiratória de que o vazamento de informações privilegiadas sobre ele tem feito subir os preços das ações da Telebrás. O jornal já vinha insinuando que haveria cumplicidade de ONGs e mesmo de membros do governo - acrescenta.

- Agora me acusa de estar por trás da criação da Telebrás e, pior, favorecendo uma empresa privada para a qual dei consultoria legal e registrada em contrato. Saí do governo há quase cinco anos. Não tenho impedimento para dar consultorias e não há nada que me ligue a qualquer intervenção ou ação do Executivo federal. Os responsáveis pela ação judicial e pelo PNBL são testemunhas de minha não participação ou intervenção na definição da política da União - ressalta.

- A Folha esconde que meu primeiro comentário no blog é uma reprodução de um post de um site especializado e que o segundo é um artigo de opinião, que não contém nada de comprometedor. Mais do que isso, a Folha finge não entender que minhas opiniões manifestadas no blog e no artigo são contrárias aos interesses das empresas privadas envolvidas no caso Eletronet, e favoráveis à política do governo. Lamento mais uma vez que meu nome seja envolvido em suspeições e reservo-me o direito de me defender e de não recuar de minha atuação, seja como advogado, seja como militante político - conclui Dirceu.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 70 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1156 da Mega-Sena sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (24).

O sorteio foi realizado em Florianópolis, às 20h (horário de Brasília). De acordo com estimativa da Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 70 milhões. Confira os números sorteados 09 – 24 – 31 – 44 – 48 – 49.

Segundo a Caixa, 210 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 21.432,57. Outras 15.420 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 416,97. O próximo concurso será realizado no dia 27 de fevereiro.

Femurn convoca prefeitos de todo Estado para reunião


A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) promove na próxima terça-feira, 2 de março, reunião com todos os prefeitos do Rio Grande do Norte para discutir o encaminhamento de alguns dos principais pontos da pauta municipalista, tanto em nível estadual quanto nacional, neste ano de 2010. O evento será realizado das 9h às 13h, no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira, na capital. Ao final do evento, FEMURN Oferecerá um almoço aos presentes.

O presidente da FEMURN, prefeito Benes Leocádio, de Lajes, ressalta A Importância da participação dos prefeitos nesta reunião. “Vamos discutir alguns dos principais pontos da pauta municipalista deste ano, dando o encaminhamento de lutas como uma distribuição dos royalties do petróleo, uma proposta que recebe o apoio da Confederação Nacional dos Municípios e das Federações de Municípios e será muito benéfica, sobretudo para os Pequenos e médios municípios brasileiros”, frisou Benes Leocádio (na foto).

Nélter Queiroz topa ser vice de Iberê


Depois de se mostrar interessado em disputar um mandato de deputado federal, o deputado Nelter Queiroz disse agora há pouco na Assembleia Legislativa: topa ser vice na chapa de Iberê Ferreira. "Se o PMDB indicar eu topo. Dizem que tem pesquisa com Rosalba na frente, Carlos Eduardo em segundo e Iberê em terceiro, mesmo assim eu topo", disse Nélter.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Alunos de Santana do Matos receberão no primeiro dia de aulas o kit escolar


No primeiro dia de aula na rede Municipal de ensino do município de Santana do Matos, este ano acontecerá a distribuição do kit escolar para todos os alunos matriculados, numa demonstração direta de incentivo à educação desencadeada pela administração do Prefeito Assis da Padaria.

Trata-se de um "Compromisso com o Futuro", por parte da atual administração, que se preocupa não apenas com a permanência do aluno em sala de aula, mas, sobretudo, com a qualidade da aprendizagem, haja vista que a escola boa tende a ser aquela em que o aluno consegue com a intervenção do professor se transformar em alguém capaz de absorver e multiplicar saberes.

O kit escolar distribuído a todos os estudantes da rede municipal tem a seguinte composição: ensino infantil - um caderno, dois lápis grafite, uma borracha e um apontador; ensino fundamental - um caderno de dez matérias, um lápis grafite, uma borracha, duas canetas esferográfica, um apontador.

O secretário municipal de Educação, Professor Luiz Soares, destaca que o kit de material escolar é uma das ações de incentivo que o prefeito municipal, Francisco de Assis Silva "Assis da Padaria", dá para que os estudantes sintam-se motivados a aprender e que isso se deu graças aos esforços da administração, que mesmo em meio a um cenário de crise, prioriza os investimentos em educação, por acreditar que investir em educação é preparar o povo para dias de progresso, concluiu o Secretário Municipal de Educação.

Semana Pedagógica teve inicio hoje com a participação de aproximadamente duzentos Professores


Teve início hoje, terça-feira (23), a Semana Pedagógica direcionda aos professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Santana do Matos. O evento educacional está sendo promovido pela a Secretaria de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal e prossegue até a próxima quinta-feira (25) no Ginásio Poliesportivo Vereador David Azevedo.
As atividades iniciaram com a abertura oficial que contou com as presenças do Secretário Municipal de Educação, Prof. Luiz Soares, Secretário de Agricultura que representou o Prefeito, além de toda equipe pedagógica da Secretaria de Educação. Logo após a abertura oficial aconteceu a palestra sobre o Tema “Estratégia para Inclusão de alunos com dificuldade de apredizagem” ministrada pela palestraste Sandra Maria da Silva.
A Semana Pedagógica é o evento que antecede as aulas e que serve como uma reflexão sobre o ano anterior, apresentando metas para o próximo ano letivo e é onde se discute entre os profissionais da Educação as realidades com propostas e práticas pedagógicas, elaborando planos de ação e de curso.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SANTANA DO MATOS REALIZARÁ SEMANA PEDAGÓGICA


Com o tema Práticas Educacionais Alternativas na Construção de apreendizagens significativas, a Prefeitura de Santana do Matos através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizará no período de 23 à 25 de Fevereiro, no Ginásio Poliesportivo Vereador David Azevedo de Araújo, a VI Semana Pedagógica, que marcará a preparação dos profissionais da educação para o início do ano letivo de 2010.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Prof. Luiz Soares, a Semana Pedagógica serve não apenas para desejar boas-vindas aos que fazem a educação de Santana do Matos, mas serve também como um aquecimento para que os docentes enfrentem com mais entusiasmo os desafios de mais um ano letivo.

" É sempre bom compartilhar conhecimentos e socializar experiências, e a intenção da Secretaria é aproveitar toda a bagagem dos nossos professores para implementar novas práticas, e dando condições para que estas sejam desenvolvidas em sala-de-aula. Os palestrastes convidados, todos com largas experiências pedagógicas, saberão construir com nossos educadores esse novo momento que desejamos para a educação de Santana do Matos. O Prefeito Francisco de Assis Silva deu total apoio e determinou que tudo fosse feito para que essa recepção dos professores fosse feita da melhor forma possível, e estamos empenhados em cuidar de tudo como uma prioridade", finalizou o Secretário Municipal de Educação. Confira abaixo um resumo da programação:




1º dia (foto) - 23/02/10 (terça-feira):

Palestrante: Sandra Maria da Silva, Educadora do Município de Mossoró, Graduada em Pedagogia e Especialista em formação de Professor.


TEMA: Estratégia para inclusão de alunos com dificuldade de aprendizagem.

2º dia - 24/02/2010 - quarta-feira - acontecerá duas palestras:

- 1º palestrante - Cleber Pinheiro da Costa - Coordenador do Movpaz no RN - TEMA: Cultura de paz nas escolas.

- 2ª palestrante - Rosinete Marinho de Oliveira - Licenciada em Letras e especialização em Psicopedagogia - TEMA: O trabalho com Projetos nas Escolas

3º dia - 25/02/2010 - quinta-feira - acontecerá tres palestras:

- 1º palestrante: Marluce Barros Lopes Cabral - Graduada em Pedagogia, mestrado em estudo da linguagem e dotoura pela UFRN - TEMA: A utilização de ferramentas tecnológicas nas escolas

- 2º palestrante - Elisa Maria Fernandes dos Santos - Assistente Social e Articuladora do Selo UNICEF 2010 no Município de Santana do Matos: TEMA - Articulação do Selo UNICEF

- 3º Palestrante - Josino Raimundo da Silva - Paroco da Matriz de Santana - TEMA: Apresentação da Campanha da fraternidade.

Fátima no ato de indicação da ministra Dilma como candidata a presidente


A deputada Fátima Bezerra participou do ato de indicação da ministra Dilma Rousseff como candidata à presidente da República. O presidente Luís Inácio Lula da Silva fez a apresentação da ministra como candidata do PT. Ministros, governadores e militantes de todo o país participou do evento que aconteceu no ultimo sábado (20), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília

Presença de Dilma reafirma novos tempos, diz bancada feminina do PT

A bancada feminina do PT na Câmara comemorou a indicação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata do partido à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A deputada Ângela Portela (PT-RR) disse que a indicação de Dilma Rousseff "é uma quebra de paradigmas". "Tivemos um presidente sindicalista, uma pessoa que não fazia parte da elite brasileira. Agora, temos uma mulher. Uma mulher competente, que trabalhou muito pela democracia do Brasil. É um momento histórico para o PT", afirmou.

Segundo a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), a indicação da ministra representa a capacidade do PT de gerar quadros importantes para contribuir com o desenvolvimento do país. "A indicação demonstra a capacidade das mulheres de ocupar espaços. Dilma tem uma história de luta, coragem, ousadia e dedicação ao Brasil. Vai contribuir muito com o crescimento do país", disse.

Para a deputada Emília Fernandes (PT-RS), a presença de Dilma Rousseff nas eleições de 2010 significa "a reafirmação dos novos tempos". "O Brasil mudou com um presidente operário. Agora, o país reafirma essa mudança com uma mulher que, assim como Lula, comprovou sua capacidade administrativa, liderança e espírito público", afirmou.
Emília Fernandes lamentou que oposição use o preconceito para tentar conter o crescimento de Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto. "A oposição vai utilizar, como sempre usou, a discriminação contra a mulher. Mas temos que manter o foco e explorar a diferença de projetos. Precisamos juntar forças para desmontar todo tipo de preconceito", disse.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) avalia que a indicação de Dilma Rousseff demonstra a consolidação do processo democrático brasileiro. "Trata-se de uma mulher com perfil de esquerda e história de muito compromisso com as lutas sociais, que se revelou uma excelente gestora", afirmou.

Segundo a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), a candidata petista demonstrou competência ao se tornar ministra-chefe da Casa Civil. "Ela tem totalmente encarnado o que representa o governo Lula. É uma porta-voz importantíssima desse projeto de desenvolvimento com inclusão social", disse.Janete ressaltou que o PT quebra paradigmas ao indicar uma mulher para a Presidência da República. "As mulheres são 52% da população brasileira, mas nunca tiveram uma representação significativa na política. Hoje, temos Dilma como candidata. É muito importante a ampliação dos espaços de poder com a presença feminina", afirmou.

A determinação da nossa candidata


“Teus ombros suportam o mundo e ele não pesa mais que a mão de uma criança”. O bonito trecho da poesia de nosso conterrâneo Carlos Drummond de Andrade foi a senha hoje para a ministra Dilma Rousseff assumir, perante milhares de petistas, sua candidatura à presidência da República pelo PT e aliados. Foi, também, uma auto-definição com a qual ela transmitiu o estado de espírito com que se lança na disputa eleitoral.

Serena, mas com vigor e entusiasmo, Dilma assegurou sentir-se absolutamente preparada para enfrentar o desafio de governar o país com humildade, responsabilidade e confiança. Ela confessou-se consciente dos desafios que tem pela frente, de entrar na campanha eleitoral, vencer em outubro e prosseguir na implantação do projeto político empreendido em oito anos de governo do PT, de desenvolvimento pleno do Brasil. “Estamos construindo um novo país”, acentuou, a partir do caminho traçado pelo presidente Lula para a superação das desigualdades, conduzindo o processo de mudanças sociais em clima de paz.

Ao lembrar seu passado de resistência e luta, Dilma disse não admitir que lições de liberdade nos sejam dadas por quem com esta não tem compromisso. O povo brasileiro precisa ter uma democracia econômica e social. “Quando falta democracia, tudo fica ameaçado”, considerou.

Metade do céu, metade da terra

Dilma afirmou que para muitos as mulheres são metade do céu, “mas nós queremos ser metade da terra também, e por isso não há limites para nós mulheres”. Ela relacionou avanços conquistados no governo Lula e encareceu a necessidade de que essa marcha tenha continuidade, pautada por esse projeto de desenvolvimento nacional que mudou os rumos do Brasil reconhecido e respeitado mundialmente como um país soberano, livre e mais justo. Não teríamos chegado aqui, enfatizou, “se não tivéssemos construido novos caminhos e derrubado os velhos e carcomidos dogmas que funcionavam como empecilho”.

No terceiro governo democrático e popular, “nós poderemos avançar ainda muito mais, ir além nas conquistas” e no aprofundamento dos compromissos sociais do atual governo voltados para todos - principalmente no crescimento, emprego e distribuição de renda - e não apenas para as elites.

Dilma reassumiu a prioridade que pretende imprimir à educação - da creche à pós-graduação - meio e bem essenciais para a emancipação política e cultural do nosso povo e também para o desenvolvimento econômico do país. “Priorizar o cuidado com as nossas crianças e investir na educação em todos os graus e níveis é combater na raiz a desigualdade social”, concluiu.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

PESQUISA APONTA SECRETARIO BEM COTADO PARA 2012


Segundo informações que circula pela cidade, o Secretário de Obras de Santana do Matos, Paulo de Tarso Bezerra, aparece bem cotado numa pesquisa para suceder o Prefeito Assis da Padaria.

O titular deste Blog ainda não consiguiu apurar quem encomendou a pesquisa e nem a porcentagem de votos que o Secretário obteve na referida pesquisa. Esperamos em breve colher mais informações para repassarmos a todos que acessam este blog diariamente.

Aclamada, Dilma é lançada pelo PT para disputar sucessão de Lula


O PT lançou neste sábado a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para disputar a sucessão presidencial em outubro.

Dilma foi aclamada pelos mais de mil delegados presentes no 4o Congresso Nacional do PT como o nome do partido para tentar seguir no comando do país logo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursar defendendo sua indicação. "Ela nunca, em nenhum momento, teve dúvida de que lado deveria estar", disse Lula em seu discurso.

Ao falar das suas características, Lula não deixou de lado a fama de durona de Dilma, ressaltando isso como uma de suas grandes qualidades.

"Ela é uma pessoa, eu diria, rigorosa", lembrou Lula. "Isso é a grande virtude, é ser rigorosa no trato das coisas públicas... e como fiscalizadora do presidente da República junto ao restante do governo ela tem que ser dura."

Fátima é eleita vice-presidente da Executiva Nacional do PT


O Diretório Nacional do PT definiu neste sábado (20) a composição da nova Comissão Executiva Nacional. A deputada federal Fátima Bezerra (RN) é um dos 21 membros com direito a voz e voto na CEN. A parlamentar passa a ocupar, a partir de hoje, a terceira vice-presidência da legenda.

Após a indicação, Fátima se disse “feliz por ser a primeira pessoa a ter a responsabilidade de representar o PT do Rio Grande do Norte na Executiva Nacional”. Para a deputada, sua presença na direção do partido é “motivo de honra para o Estado”, assim como amplia a participação do Nordeste, com seu devido peso eleitoral, na esfera superior do PT.

“Através da nossa presença, o PT potiguar chega a uma instância estratégica e política, que é a Executiva Nacional, fortalecendo a participação do Nordeste. O partido ganha uma cara mais plural e representativa do conjunto da diversidade política do país”, declarou.

Fátima disse ainda ser um “privilégio” integrar a Executiva Nacional quando o PT comemora 30 anos de fundação, ocupando há quase oito anos a Presidência do Brasil com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neste sábado, o partido lançou, no encerramento do 4º Congresso Nacional petista, a pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão de Lula. Fátima considera que o grande desafio do PT para este ano é fazer da ministra a primeira mulher a comandar o país.

Para o deputado federal Vírgilio Guimarães (PT-MG), a eleição de Fátima para a 3ª vice-presidência petista “é motivo de orgulho para os militantes do PT potiguar e prova de fortalecimento do Nordeste dentro do PT”.

Ontem, o novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, tomou posse do cargo numa cerimônia que contou com a participação do presidente Lula. Em seu discurso, Dutra afirmou que o Nordeste é uma “prioridade” para o PT.

Patrus aposta em novas direções do PT para viabilizar candidatura


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, disse que aposta nas novas diretorias que tomaram posse no PT para conduzir as negociações com o objetivo de consolidar seu nome para o Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.
O PT terá que decidir entre ter um candidato próprio ou apoiar outra candidatura, como a postulada pelo ministro das Comunicações Hélio Costa do PMDB. “Estamos vivendo agora um momento mais interessante que é uma aposta nas novas direções do PT, tanto no plano estadual, quanto no plano nacional. Vamos conversar”, disse Patrus.
A aliança com o PMDB, definida como prioritária pelo Planalto, corre o risco de não vingar em Minas, porque Patrus e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, se lançaram pré-candidatos na convenção estadual do PT realizada no final do ano passado.
Patrus disse nesta sexta-feira no 4º Congresso Nacional do PT, em Brasília, que será candidato e apostou na “mineirice” para manter o diálogo sobre a sua candidatura.
“Minas é um mistério que nem os mineiros sabem, dizia Carlos Drummond de Andrade. Nós vamos encontrar o caminho. Agora é tempo bom, tempo da quaresma. Temos quarenta dias agora de reflexão, tempo de purificação. Espero que as pessoas façam um exame de consciência”.
Ele destacou que vem tendo um desempenho bom nas pesquisas qualitativas e sinaliza que tem apoios importantes. “Fui um ministro discreto. A minha pré-candidatura não é projeto pessoal”.

PT aprova ‘continuidade aperfeiçoada’ ao programa de Dilma


A palavra continuidade vem dando o tom ao programa de governo que o PT pretende oferecer para a aliança partidária a ser formada em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, cujo nome deve ser confirmado neste sábado para concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo partido. Os petistas, no entanto, buscam associar o conceito de “aperfeiçoamento” ao programa. A manutenção da política econômica e o incremento dos programas sociais são propostas que permanecem na pauta do PT.

“Continuidade significa aperfeiçoar. Temos o desafio de integrar mais as políticas sociais”, disse o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que conduziu o Bolsa Família, um dos principais programas de distribuição de renda do governo.

As mudanças aprovadas nesta sexta-feira no programa referem-se a políticas para afirmação de direitos das mulheres, reforma agrária, redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salários, apoio incondicional e explícito ao Plano Nacional de Direitos Humanos, além mudanças na política tributária, com o objetivo de taxar especialmente grandes fortunas.

O programa do PT, de acordo com Walter Pomar, que preside a tendência Articulação de Esquerda, se tornou mais “radical” na defesa de pontos considerados “de esquerda”. O texto será encaminhado pelo partido para a comissão a ser formada com os demais partidos que se unirão em torno da candidatura de Dilma. “Não houve mudanças. O que houve foi um processo de radicalização. Que a coalizão fará um programa mais ao centro nós temos certeza, mas não por causa nossa. Nossa posição como partido na coalizão será mais à esquerda”.

Para o deputado federal por São Paulo, José Genoino, que pertence a uma das tendências mais influentes do partido, o Campo Majoritário, a principal contribuição do PT no programa de Dilma será a maneira com que a legenda defenderá as conquistas do governo Lula.

“O PT é muito responsável por essas conquistas. Foi o esteio principal. Na hora que a onça bebe água o PT está lá no Congresso para segurar. A militância está muito convencida do que representa o governo Lula”, disse Genoino. “Mas nós vamos dialogar. Queremos fazer uma aliança parceira e não adesista ou impositiva”, afirmou.

Sobre a aprovação de uma emenda que indica para a revisão de leis criadas no governo de Fernando Henrique Cardoso, Genoino alerta que essa posição não é unanimidade no partido. “Há setores da esquerda que não veem que nós (governo Lula) não fizemos uma ruptura. Nós não destruímos a casa para construir uma nova. Nós estamos mudando a ordem por dentro da ordem¿, disse.

Um grito de socorro à escola pública


O ensino público básico é visto pela maioria da população brasileira como ineficiente, face aos resultados de provas nacionais realizadas. Não é de hoje que a educação, embora as Leis de Diretrizes e Bases da Educação contenham um leque de possibilidades a serem utilizadas para a formação de crianças e adolescentes do país, o que se observa é um investimento falho, cujos progressos se limitam a uma fatia ínfima do alvo.

Ao mencionar uma fatia mínima refiro-me ao ingresso no ensino superior em universidades públicas, essas também alvo de críticas pelo sucateamento, embora o investimento para manutenção seja alto.

O aluno oriundo de escola pública dificilmente se encontra entre os aprovados e isso concorre para que haja uma redefinição da educação básica ou das próprias escolas, conjuntamente com professores, ou seja, há uma necessidade premente da capacitação contínua desses profissionais e da própria estrutura física e de equipamentos nos estabelecimentos de ensino para que possa o aluno de escola pública pleitear um nível superior de forma justa e igualitária.

O sistema de cotas ou o ENEM são portas de acesso, mas não garantem a continuidade do estudo, uma vez que muitos dos alunos egressos do ensino público e gratuito não conseguem dominar conhecimentos que os façam progredir, dada a defasagem na aprendizagem, lacunas que a universidade não preenche porque não retrocede.

O que me permite observar que, caso a educação pública não seja um objetivo prioritário nos próximos governos, os índices se afastarão cada vez mais dos desejados e necessários para garantir o crescimento do Brasil, já anunciado como 5ª potência em 2020.

Visitei recentemente uma escola pública de ensino médio de uma cidade de cerca de 60 mil habitantes, que conta com um Centro Tecnológico e uma extensão de uma universidade pública. Entristece-me saber que, de oito turmas de 3º ano do ensino médio, contando com cerca de 40 alunos cada, apenas oito alunos conseguiram aprovação no vestibular, enquanto as duas escolas particulares, com apenas duas turmas, aprovaram o dobro ou mais, além de ter um número expressivo de alunos aprovados na Universidade Federal do Ceará, em cursos de primeira linha e altamente concorridos, como medicina e engenharia civil.

Então, que se pensar do ensino público, dos profissionais, dos governos que continuam a protelar providência para este setor? Independentemente de situação financeira, todos pagamos impostos cotidianamente e se faz mister maior atenção. E o futuro dos nossos jovens? Que país teremos realmente em 2020 se a educação continuar à deriva para estudantes de escolas públicas? Quero deixar claro que a culpa maior não é dos governos e sim de problemas advindos do descuido da sociedade atual.

Tenho conhecimento do piso salarial, de melhorias em escolas públicas, mas a caminhada para a transformação é difícil, porque considero viciada a formatação da educação pública, quer seja pelo rótulo do público quer seja pela freqüência de classes menos assistidas na sociedade e no seio familiar.

Acredito que nesse imenso Brasil haja muita gente competente e capaz de gerar novos segmentos, formas de abordagem da educação, de forma a possibilitar um novo rumo aos nossos brasileiros deste milênio.

Programa de Dilma será construído com aliados, diz Berzoini


O ex-presidente nacional do PT Ricardo Berzoini(foto) afirmou nesta sexta-feira, durante congresso do partido, em Brasília, que o programa de governo da virtual candidata da sigla à sucessão presidencial, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, será construído em conjunto com partidos aliados. “Ela vai obviamente interagir com o processo, mas a palavra final não é dela, nem do partido. O bom senso recomenda que ela e o partido possam entrar em um acordo. E esse acordo pressupõe um diálogo franco”, afirmou.

Berzoini destacou que, entre o que ficou decidido no congresso do PT e o texto final do programa, haverá “uma série de mediações”, com a contribuição de setores sociais, sindicatos e do empresariado. “(Esses setores) fazem ponderações que serão bem recebidas”, disse. “As diretrizes do programa de Dilma dependem de uma conversa com os partidos aliados e com a própria candidata. A candidata tem que estar plenamente convencida do que vai defender”, afirmou.

Durante o congresso, que termina no sábado, membros do PT decidem questões como estratégia eleitoral e política de alianças, além das diretrizes para o programa de governo. Cerca de 1.350 delegados participam do evento.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

SOLETRANDO 2010 - O ESTUDANTE SANTANENSE CAMPEÃO DO RN VIAJA NO DIA 22 PARA O RIO DE JANEIRO


O Estudante Rômulo Gomes da Silveira, viajará na próxima segunda- feira, dia 22, às 10h55, para o Rio de Janeiro, onde participará das gravações do Quadro Soletrando do Programa Caldeirão do Huck, exibido todos sábados pela Rede Globo de Televisão. O Estudante irá acompanhado de sua mãe Ozilma Gomes de M. da Silveira e da Professora e Diretora da Escola Estadual Aristófanes Fernandes, Maria Margarete da Costa Macedo.


Rômulo é o Campeão do Rio Grande do Norte de Soletração e se juntará aos campeãos dos outros estados para tentar ganhar titulo nacional de Campeão de soletração 2010.


O estudante ficará hospedado, juntamente com sua mãe e Professora Margarete no Hotel Windsor Barra, localizado na Barra da Tijuca e a TV GLOBO pagará as despesas de todos com Hospedagem, passagens aéreas, Alimentação e transporte Aeroporto/Hotel e Hotel/aeroporto, além de transporte Hotel/Projac, local de gravação do Programa.


Na segunda (22) ou na terça (23) Rômulo já participa das primeiras gravações do Programa no Projac que se estenderá até sexta-feira (26), se passar pela primeira fase, retornará em abril para participar das gravações para a segunda fase do Soletrando 2010.


Na sexta-feira (23) Rômulo retornará ao Rio Grande do Norte e esperamos que o nosso representante consiga passar pela primeira fase do Programa, representando assim muito bem o nosso estado e nossa querida cidade Santana do Matos.


Desejamos ao nosso campeão boa sorte, muitas felicidades e muito sucesso e que ele consiga alcançar o seu objetivo maior que é ser campeão nacional de Soletração.

Wilma compara seu programa de adutora com o de Garibaldi: "A água chegou às comunidades rurais"


Os recados que a governadora Wilma de Faria inseriu na sua mensagem anual, tiveram dois alvos: os senadores adversários de campanha, Garibaldi Filho e José Agripino Maia.
“Nosso Governo, inquestionavelmente, foi um governo de muitas realizações. Definitivamente, não somos um governo de uma obra só”...disse Wilma, mandando a frase para a caixa postal democrata.
Já para Garibaldi, o recado foi mais explícito:
“Em matéria de adutoras, nosso governo foi, a bem da verdade, o divisor de águas. O abastecimento d’água não era um problema resolvido como alguns alardeavam. Avançamos às localidades de acesso mais difícil e, mais importante, a água de beber chegou às comunidades rurais, que não constavam do antigo mapa das adutoras”, disse a governadora, referindo-se ao programa de adutoras do ex-governador Garibaldi Filho, que não incluiu a zona rural do Estado, mas que deu a ele o título de ‘governador das águas’.

MENSAGEM DA GOVERNADORA

E na mensagem anual lida no plenário da Assembléia Legislativa, a oitava e última de seus dois mandatos, a governadora Wilma de Faria falou, com muitos detalhes, das obras de seu governo.
Falou de saneamento, abastecimento, aeroporto, reforma de porto-ilha de Macau e Areia Branca, ponte de Jucurutu, Ilha de Santana em Caicó, complexo da Abolição em Mossoró, ponte de Todos, do RN como Estado precursor no campo energético com a energia eólica...
Falou da refinaria Clara Camarão, dos índices positivos conquistados a partir de programas sociais, destacando entre vários o Cidadão Sem Fome, o Café do Trabalhador e os restaurantes populares, dos resultados positivos com investimentos no setor turístico...do crescimento do PIB, do IDH como segundo melhor do Nordeste, do crescimento de 82% no mercado de trabalho, de programas da Educação (lembrou Ruy Pereira, chorou e pediu um minuto de silêncio)...
Falou das ações da Saúde, da construção da Faculdade de Medicina de Mossoró, da implantação do Hospital do Câncer em Caicó, da criação do Samu Metropolitano, do aumento de leitos em UTIs, das UPAs que estão sendo implantadas, do investimento no setor de pesquisas com a criação da Fapern...dos investimentos em segurança...
E na linha ‘recadinhos’, fez uma comparação:
“Se o Brasil avançou como avançou, é porque o presidente Lula trabalhou, e trabalhou muito para que as coisas acontecessem, enfrentando em muitos casos, o preconceito e o radicalismo de forças políticas conservadoras, que não aceitam a vitória e o sucesso de um simples trabalhador nordestino brasileiro.
Do mesmo modo, se o RN avançou como avançou, é porque o nosso governo trabalhou, e trabalhou muito para isso, enfrentando, muitas vezes, pensamentos e reações menores, que não aceitam o êxito tido pelo governo de uma mulher, de uma mulher guerreira, que não veio para dizer ‘sim, senhor’ àqueles que sempre decidiram os destinos políticos na frieza e conforto dos seus gabinetes. No individualismo dos seus grupos ou interesses pessoais”.
Fazendo um balanço das obras deixadas em 7 anos de administração, mandou mais um recado, sem código de endereçamento postal claro...porém visível.
“Sempre que escuto ou que leio algumas críticas que são feitas ao nosso governo, movidas sabe Deus por quais interesses, fico a me perguntar se alguma mente, em sã consciência, acha que todas essas ações e todos esses números, simplesmente, caíram do céu. Ou foram obtidos pelo toque de uma varinha de condão”....

Gilmar Mendes suspende julgamento empatado para aguardar votos de 3 ministros


Eita que a senadora-governadorável Rosalba Ciarlini está, literalmente, nas mãos dos ministros do STF, Celso de Mello, Eros Grau e Ricardo Lewandowski.
O Supremo decidiu aguardar os votos dos 3 para dar continuidade ao julgamento de ação contra a senadora democrata.
Eis o noticiário nacional:
APÓS EMPATE, STF SUSPENDE JULGAMENTO DE AÇÃO CONTRA ROSALBA CIARLINI
da Folha Online
O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento da ação contra a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), acusada de uso indevido de recursos públicos na Prefeitura de Mossoró, após empate nos votos dos ministros.
O julgamento foi suspenso quando a votação estava empatada em quatro a quatro. O presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, decidiu aguardar os votos dos ministros Celso de Mello, Eros Grau e Ricardo Lewandowski.
Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, em 13 de julho de 2000, Rosalba, então prefeita de Mossoró, celebrou um "Protocolo de Intenções" com José Júnior Maia Rebouças, sócio-gerente do supermercado Mercantil Rebouças, "objetivando estabelecer relações obrigacionais entre os signatários para a melhoria da infraestrutura de apoio ao funcionamento do referido estabelecimento comercial".
Na ação, a promotoria afirma que "da assinatura e da execução do Protocolo de Intenções pelo município decorreu evidente prejuízo para a municipalidade com a utilização indevida, em proveito exclusivo e discriminatório do particular, de bens e de serviços públicos consistentes em maquinário, mão de obra e matéria-prima".

Ibope mostra crescimento de Dilma e Serra estagnado


No levantamento de dezembro, a petista aparecia com 17% contra 38% do tucano; agora ela tem 25% contra 36%
SÃO PAULO - Pesquisa Ibope/Diário do Comércio, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre os dias 6 a 9 deste mês, indica que a corrida à sucessão presidencial de outubro continua polarizada pelos pré-candidatos do PSDB e do PT, respectivamente o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nessa mostra, Serra tem 36% das intenções de voto e Dilma 25%. Em terceiro lugar está o deputado federal Ciro Gomes (PSB) com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV) com 8%. O porcentual de votos brancos e nulos somou 11% e dos que disseram não saber em quem vai votar atingiu 9%.

A última pesquisa divulgada pelo Ibope foi no dia 7 de dezembro do ano passado. Na mostra, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Serra registrava 38% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff com 17%, Ciro Gomes com 13% e Marina Silva com 6%. Naquela pesquisa, o porcentual de votos brancos e nulos atingiu 13% e dos que disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder somou 12%.

No cenário sem Ciro Gomes, a pesquisa Ibope/Diário do Comércio aponta José Serra com 41%, Dilma Rousseff com 28%, Marina Silva com 10%, brancos e nulos 12% e não sabem ou não opinaram 9%.

Na simulação de um eventual segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff, o tucano lidera com 47% e Dilma registra 33%.

A maior rejeição apontada pela pesquisa é de Ciro Gomes, com 41%, seguido de Marina Silva com 39%, Dilma Rousseff com 35% e José Serra com 29%.

Lula retorna ao trabalho e comanda reunião sobre PAC 2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao trabalho na tarde desta quarta-feira após passar todo o feriado de Carnaval descansando em Brasília. No final da tarde, Lula tem uma reunião ministros para discutir a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Na última sexta-feira, o presidente disse que o PAC 2 será lançado no dia 26 de março. Além de manter os investimentos na área de infraestrutura, como habitação, saneamento e transportes, a segunda versão do programa dará prioridade aos setores de ferrovias, hidrovias e logística urbana.

Um dos setores prioritário para investimento será o das obras de drenagem. A finalidade é amenizar os transtornos causados pelo excesso de chuva, como as enchentes ocorridas recentemente em várias cidades brasileiras. No início do mês, durante a divulgação do balanço de três anos do PAC, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, enfatizou os repasses para o setor.

O PAC foi lançado em 2007 e prevê R$ 503,9 bilhões em investimentos em obras de infraestrutura e na área social e urbana.